Casamento Comunitário celebra união de 70 casais em Cubatão

Evento foi realizado na tarde deste sábado (31) no CEU Marta Josete Ramos Impaléa. Noivos puderam concretizar matrimonio sem custos

2 JUN 2014 • POR • 12h53

O momento mais esperado da vida de um casal é a oficialização de sua união por meio do casamento. Mas os altos custos deste tipo de cerimônia muitas vezes impedem a concretização desse desejo. Para que os casais cubatenses possam ter a oportunidade de realizar esse anseio, desde 2009 a Prefeitura promove o Casamento Comunitário. A edição 2014 do evento ocorreu na tarde deste sábado (31), no ginásio do Centro de Educação Unificada (CEU), onde 70 matrimônios foram oficializados.

Desde o início da manhã, a expectativa era enorme por parte dos casais. Para garantir que todos estivessem impecáveis para o grande momento, a Administração, em parceria com o Instituto Embeleze, ofereceu aos noivos cuidados de cabeleireiros, maquiadores e manicures, na Fábrica da Comunidade.

Leia Também

Moradores da Vila dos Pescadores continuam em perigo

Cubatão poderá virar estância turística-histórica

Fábio Inácio assume cadeira na Câmara de Cubatão

Audiência Pública da Saúde é marcada por cobranças e anúncio de projetos

Fábrica da Comunidade, em Cubatão, oferece 820 vagas para cursos gratuitos

No final da tarde, centenas de familiares e padrinhos estiveram presentes no CEU para a realização dos enlaces matrimoniais. Representantes das igrejas católica e evangélica abençoaram os noivos, que juntos bradaram o tão esperado "sim", confirmando a intenção com beijos apaixonados. Quatro juízes de paz, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, realizaram os procedimentos legais para a oficialização dos casamentos.

"Somente com as despesas de cartório, cada casal economizou cerca de R$ 300,00. É obrigação do poder público garantir a plena cidadania aos seus munícipes, e o casamento civil é um desses direitos. Por isso, é uma grande alegria podermos viabilizar esse importante momento de tantas pessoas", afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Genivaldo Linhares Brandão', destacando que após a cerimonia, cada casal ainda receberia lembranças como presentes e champanhe, para celebrar a união. Na próxima semana, serão entregues ainda fotos e DVD da celebração, tudo sem nenhum custo aos noivos.

"É uma grande alegria poder acompanhar a união de tantas famílias, que nunca tiveram condições de oficializar o matrimonio. Por isso, um evento como esse é de fundamental importância", disse o prefeito de Cubatão, Wagner Moura dos Santos.

O Casamento Comunitário foi oficializado no calendário oficial do Município em 2010, por meio da lei 3.372, sancionada pela prefeita Marcia Rosa. Desde então, cerca de 450 casais puderam realizar o sonho da união matrimonial sem qualquer custo com documentos e cerimonial.

União - Muitos casais que já possuem uma longa história de amor puderam iniciar um novo capítulo de suas vidas neste sábado. É o caso de Manoel Pereira da Silva e Maria do Socorro Dantas, juntos há 30 anos.

Ambos não conseguiam esconder a emoção e felicidade por finalmente poderem oficializar a união. "Ficamos sabendo do casamento comunitário pela televisão e decidimos que era a hora de realizarmos nosso grande sonho", declarou Manoel, que de tão empolgado com a cerimônia acabou esquecendo as alianças de seu enlace com Maria. "Não tem problema, porque só a alegria de poder casar oficialmente com ele não tem preço", celebrou a noiva, para o alívio do esposo.