A iluminação adequada para o projeto

Confira as dicas do arquiteto Leandro Ramos

26 MAI 2014 • POR • 15h20

Para mim, um projeto sem iluminação adequada não transmite beleza, e pior, compromete todo projeto de decoração. A iluminação evidencia e complementa o ato de projetar. A luz correta traz vida ao ambiente e o identifica. Seu uso pode gerar o aconchego e o conforto de um quarto, ambiente de descanso onde a luz deve-se manter baixa ou natural. Muitas vezes opta-se também por um cantinho de leitura dentro do mesmo ambiente onde a leitura, que se faz pela luz baixa de um, não atrapalhe o sono do outro.

Ou a sobriedade e clareza dos ambientes de trabalho ou cozinhas, e é sobre este ambiente que vou falar. Esta cozinha com traçado de projeto "clean" ganhou certas peculiaridades em sua iluminação, ambiente onde a luz deve-se fazer "predominantemente" clara e nítida para o manuseio de alimentos e verificações de sua coloração.

Leia Também

Como iluminar uma sala

Não se deve menosprezar o fato de que a cozinha hoje na vida do brasileiro é um ponto de encontro e de experiências de convívio e para tanto deve ser valorizada com luz adequadamente para cada situação pretendida.

No projeto luminotécnico que dispõe de plafons e spots bem posicionados nesta cozinha, por exemplo, a iluminação assume um papel fundamental na classificação do clima desejado pelo morador.

Temos então um leque à disposição quando se trata de "criação" com um projeto luminotécnico. Este morador queria efeitos diferentes, um para receber amigos e outro que se diferencia para receber alguém especial. Fomos além, conseguimos deixar ela prática também quando necessário criando três efeitos, um para receber amigos, outro para um jantar a dois e um que torna a cozinha prática e funcional.

Com o efeito "receber amigos" a cozinha fica bastante clara, usou-se luz fluorescente centralizada, porém em contraste luz direcionada (dicróicas) sobre as bancadas mesclando os tipos de iluminação. Essa mistura ajudará na boa reprodução de cores, tanto a fria quanto a mais quente, tornando o ambiente aconchegante, ideal para receber e acomodar as pessoas.

O efeito "jantar a dois" já sugere um clima mais romântico sem que seja preciso escolher um restaurante, onde apenas ligam-se determinadas luzes quentes (dicróicas), próprias para criar uma atmosfera mais íntima. Ideal para o momento e o efeito para o "dia a dia" utiliza-se apenas dos plafons, posicionados acima com lâmpadas frias, ideal para manutenção da casa e tarefas do dia a dia como a limpeza, por não deixar o ambiente confortável como a luz mais baixa, este tipo de iluminação no ambiente sugere uma eficiência e rapidez, estratégia usada inclusive em grandes empresas e fábricas, onde a produção é o objetivo.