Museu do Café comemora o Dia Nacional do Café com concurso cultural

Drink da Copa reúne oito baristas em competição para eleger a melhor bebida à base de café

22 MAI 2014 • POR • 16h55

No Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza o concurso cultural Drink da Copa, com o intuito de eleger a melhor bebida que será comercializada na Cafeteria do Museu durante o período do mundial. Na ocasião, oito baristas profissionais estarão em disputa com suas receitas elaboradas à base de café e ingredientes brasileiros, criadas especialmente para o concurso. O evento é aberto ao público e acontece no dia 24, na Cafeteria do Museu, a partir das 10h30.

Os candidatos tiveram cerca de um mês para o envio das receitas e, no dia 5 de maio, a lista dos oito finalistas foi divulgada: Amanda Gomes Ferreira Ribeiro, Emanuel Nogueira da Silva, João Francisco Sousa, Luany Pelosi Máximo da Silva, Lucca Swan Marchesano, Maria Carolina Lazzarini, Rogério Rabbit e Wagner Augusto Leodoro foram os selecionados.

Leia Também

Bazar Solidário será realizado no Teatro Coliseu em Santos dia 28

Contrail: acesso ao Porto de Santos é projeto urgente

Primeira composição do VLT chega na Baixada Santista

Servidores de Guarujá rejeitam proposta da Prefeitura

Crianças e adolescentes vão estudar os próprios direitos

Cada barista terá 30 minutos disponíveis, divididos entre preparação, apresentação e desmontagem dos equipamentos, e estarão sob avaliação de quatro jurados: Cesar Adames, professor do curso de Cozinheiro Chef Internacional do SENAC-SP; Edgar Bressani, presidente da Associação de Café e Baristas do Brasil (AABB) entre 2008 e 2012; Hallyson Ramos, assistente do Centro de Preparação de Café do Museu do Café; e Telma Rodrigues, mixóloga da Nespresso. O júri analisará aspectos técnicos sensoriais, além da criatividade visual, conhecimento do café e de seus métodos de preparo, temperatura da bebida, qualidade do grão, equilíbrio e escolha dos ingredientes. Além dos jurados técnicos, o público também terá sua representação na escolha do melhor drink. A cada apresentação, uma pessoa da plateia será chamada para analisar a bebida ao lado dos juízes.

Ao final, os três primeiros colocados ganharão prêmios do Museu do Café e de seus parceiros, e o campeão ainda terá sua bebida comercializada na Cafeteria do Museu durante todo o período da Copa do Mundo como o grande destaque do estabelecimento.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.