X

Cotidiano

Crianças e adolescentes vão estudar os próprios direitos

O objetivo é incluir o Estatuto da Criança e do Adolescente na grade curricular das escolas de Santos

Publicado em 22/05/2014 às 10:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Efetivar os direitos de crianças e adolescentes  nas escolas municipais de Santos, tornando-o mais conhecidos e melhor compreendidos na Cidade, é uma das justificativas para o requerimento apresentado pelo vereador Sérgio Santana (PTB), que visa incluir na grade curricular das unidades de ensino fundamental do município o conteúdo sobre Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA).

O requerimento apresentado pelo vereador em plenário, na semana passada, foi aprovado por unanimidade e foi encaminhado ao Poder Executivo e à Secretaria de Educação. A proposição é baseado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), número 8.069/90, em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente que, em seu artigo 32, prevê que o currículo do ensino fundamental incluirá obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e do adolescente. Segundo o vereador Sérgio Santana, “tal medida constitui-se em um grande avanço na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes”, que irá produzir uma mudança cultural na Cidade.

O objetivo, segundo Santana, é que a inclusão deste conteúdo na grade curricular do ensino fundamental do município permita que os estudantes conheçam, também, seus direitos e deveres, a fim de “interagir com a sociedade, tornando-os grandes pessoas e profissionais em um futuro próximo”, justificou no requerimento.

Requerimento visa incluir na grade curricular das unidades de ensino fundamental o conteúdo sobre o ECA (Foto: Divulgação)

Ao ser encaminhado ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, cabe agora, de acordo com a assessoria de imprensa do vereador, o Executivo decidir como a inclusão na grade curricular acontecerá. A ideia do vereador é incluí-la como uma disciplina complementar, cabendo a Secretaria de Educação decidir se será inclusa e se será avaliativa aos estudantes ou não.

A Secretaria de Educação (Seduc) informou, através de nota, que o tema permeia todas as disciplinas escolares (tema transversal), conforme a lei municipal nº 2.467/2007, “que autoriza a inclusão do Estatuto da Criança e Adolescente na rede de ensino do Município”. A Seduc afirma que o referido assunto já faz parte do projeto político-pedagógico das 80 escolas municipais. De acordo com a Secretaria, é promovido durante o ano inteiro, ações alusivas ao tema em parceria com o Fórum da Cidadania e com Serviço Social do Comércio (Sesc), buscando desenvolver o tema entre os alunos da rede pública municipal de ensino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter