Câmara aprova doação de área para instalação do IML em Praia Grande

Proposta aprovada em primeira discussão volta a ser votada em sessão extraordinária, nesta quinta-feira (22), às 10 horas

20 MAI 2014 • POR • 17h41

Os vereadores aprovaram a doação de uma área pública do Município para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O espaço deve abrigar o Instituto Médico Legal (IML), em Praia Grande. A proposta do Executivo, confirmada em primeira discussão, na noite desta segunda-feira (19), voltará a plenário para segunda votação, em sessão extraordinária, nesta quinta-feira (22), às 10 horas.

A urgência da votação se deve ao fato do IML permanecer fechado desde novembro do ano passado, devido a uma ação do Ministério Público (MP), que apontou problemas na estrutura do prédio. Com a concessão da área, o Estado poderá executar as obras de adequação necessárias para a retomada do atendimento, não só ao Município, mas também a outras seis cidades do Litoral Sul e Vale do Ribeira. A média de serviços realizados no local era de 70 necropsias e 500 exames de corpo de delito por mês.

Leia Também

Vereadores não cobram prefeito Alberto Mourão sobre transporte adaptado

Divulga lista com alunos da Baixada Santista selecionados para intercâmbio na Europa

Aposentadoria no Brasil cai para 61ª posição no ranking mundial

Diário do Litoral entrega doação a Toca de Assis

Estudantes de Praia Grande continuam sem transporte

O Projeto de Lei nº 25/14, de autoria do Executivo, especifica a concessão do imóvel, onde já funcionava o IML, no Bairro Antártica, sem ônus e encargos ao Estado. Porém, a condiciona à instalação do equipamento. Desta forma, se houver descumprimento do prazo estabelecido para as adequações no IML, a doação será revertida e o imóvel retornará ao patrimônio de Praia Grande.

“Já há verba liberada para atender as adequações, inclusive, já compraram mobiliário. Acredito que em 45 dias, a partir da oficialização da doação do espaço, as obras já estejam concluídas”, destacou o vereador Paulo Emílio de Oliveira (PRB), que preside uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), que acompanha o caso. Além dele, integram a CEV os vereadores Roberto Andrade e Silva (PMDB) e Marco Antonio de Sousa (PMN).  A iniciativa tem ainda respaldo dos demais parlamentares, inclusive do presidente da Casa, vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB).

Paulo Emílio ainda salientou que o trabalho da CEV vai continuar até que os atendimentos no IML sejam restabelecidos.

Ordem do Dia

Durante a plenária ainda foi aprovado, em primeira discussão, o PL nº 21/14 do Executivo Municipal, que regulamenta o fechamento de vias públicas para fins de serviços de concretagem, descarga de materiais e equipamentos, em obras da construção civil e outras situações.

Também em primeira votação, os vereadores confirmaram o PL nº 11/14, de autoria do vereador Benedito Ronaldo César, o Doutor Benedito (PMDB), que dispõe sobre medidas preventivas e de segurança, proibindo shows pirotécnicos e uso de fogos de artifícios e efeitos, que possam trazer riscos de incêndios, em ambientes fechados, como boates, danceterias, casas de espetáculos, circos teatros e similares. “A ideia é evitar incêndios trágicos, que geraram centenas de vítimas fatais, por todo Mundo, o mais recente em Santa Maria (RS)”, finalizou o autor da proposta.

Ambas as propostas também devem ser pautadas para segunda discussão durante a sessão extraordinária, desta quinta-feira (22).