Educação amplia curso de libras online e oferece vagas para 50 mil servidores

Alunos e ex-alunos da rede estadual com e sem deficiência auditiva também podem fazer inscrições; aulas começam em maio

30 ABR 2014 • POR • 15h51

Os servidores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm à disposição mais um curso oferecido pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). Professores, diretores, agentes de serviço e de organização escolar da rede estadual podem se matricular no curso gratuito e online de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). São 50 mil vagas em todo o Estado. As inscrições vão até dia 4 de maio e devem ser feitas no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

O programa, criado em 2013 e originalmente desenvolvido para os alunos surdos e ouvintes do Ensino Fundamental e Médio, foi atualizado com vídeos exclusivos para o novo público e produzidos pela equipe do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE). A carga horária também foi ampliada de 80 para 90h. As aulas começam no dia 19 de maio.      

Leia Também

Padilha 'é pessoa da nossa confiança', diz Berzoini

Inscrições para 220 vagas de aluno-oficial da PM enceram hoje

Graça repete que Pasadena 'não foi um bom negócio'

Falta de carteira de trabalho frustra haitianos

Roubos no Metrô e na CPTM quase dobram no 1º trimestre de 2014

O objetivo é proporcionar as aulas virtuais, e acessíveis de qualquer computador, para servidores com e sem deficiência auditiva. O curso dispõe de vídeos com audiodescrição e também janelas em libras. Além disso, os participantes têm acesso a avatares em 3D que reproduzem situações do cotidiano - como passeios em shoppings, aulas de educação física, festas em casas noturnas - e auxiliam o aprendizado. A ação faz parte da política inclusiva da Secretaria adotada por todas as unidades de ensino e para os servidores é válida para evolução funcional.

"As aulas são para que ambos, com deficiência ou ouvinte, aprendam a falar o idioma da inclusão, adquirindo conhecimento da língua brasileira de sinais e também da língua portuguesa", afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Evesp.

Matrículas abertas para alunos e ex-alunos

Outra novidade deste ano é que ex-alunos da rede estadual que concluíram o Ensino Médio entre 2010 e 2013 também podem fazer o curso de libras online. Em 2013, mais de 4 mil alunos se matricularam no curso. Os interessados fazem o cadastro pela internet e já podem começar as aulas.

Para os estudantes, as unidades contam ainda com vídeos interativos gravados com alunos com deficiência auditiva e ouvintes da rede estadual, além de professores e funcionários.