Serasa aponta aumento de cheques sem fundos em março

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques no terceiro mês de 2014 tem caráter sazonal

23 ABR 2014 • POR • 15h08

A devolução de cheques por falta de fundos atingiu 2,21% em março, o que representa 1,40 milhão dos 63,39 milhões de documentos emitidos no Brasil no período, informou nesta quarta-feira, 23, a Serasa Experian. Em fevereiro, o índice foi de 1,99% e, em março de 2013, houve 2,36% de devoluções.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques no terceiro mês de 2014 tem caráter sazonal. "(O avanço) reflete as dificuldades financeiras do consumidor diante de um cenário de inflação em aceleração e do acúmulo de compromissos típicos do primeiro trimestre do ano: pagamento de impostos como IPVA e IPTU, despesas com material escolar, gastos das viagens de férias, restos a pagar das compras parceladas das festas de final de ano", dizem, em nota.

Leia Também

Paulistano pagou 4,09% mais pela cesta basica em março

Feriado é alternativa para quem ainda não entregou Declaração de Imposto de Renda

Imposto pago por brasileiro somará R$ 500 bi amanhã

Cai em março total de veículos financiados, diz Cetip

Empresários culpam excesso de documentos como principal entrave para exportar

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos no primeiro bimestre, com 12,33% de devoluções. O Amazonas foi o Estado com o menor porcentual (1,24%). Entre as regiões, a Norte foi apareceu na frente, com 4,30% de cheques devolvidos, enquanto o Sudeste apresentou o menor porcentual (1,64%).