Começam obras de ciclovia no Canal 6

A Prefeitura ainda estuda a implantação de outras ciclovias em várias ruas e avenidas da Cidade

17 ABR 2014 • POR • 10h57

Facilitar o deslocamento pela Cidade e oferecer uma maior qualidade do transporte público é o objetivo da Prefeitura de Santos, que vem investindo e ampliando a extensão das ciclovias e estações do Bike Santos. Na manhã de ontem, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa deu início às obras da ciclovia Na Avenida Coronel Joaquim Montenegro, o Canal 6, que vai interligar às já existentes na Orla da praia e Avenida Mario Covas, no Porto.

A previsão para o término das obras da ciclovia é de 12 meses, e investimento de R$ 2,6 milhões, verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). De acordo com informações do chefe do Departamento de Obras Públicas, Glaucus Farinello, a ciclovia do Canal 6 ocupará um dos lados do canal, a exemplo da ciclovia do Canal 1. Nessa parte será proibido estacionar veículos no espaço. Em parte do percurso, ela será sobre a calçada dividindo o passeio público com os pedestres.

Leia Também

Vereador faz vistoria em PS da Zona Noroeste

Ônibus têm percurso alterado para facilitar embarque de passageiros em Santos

Hotéis da Baixada Santista esperam lotação no feriado

“O único mal foi assumir meu companheiro”, afirma estivador

Famílias da Vila Telma são convocadas para tratar de auxílio-moradia após incêndio

Atualmente, Santos tem uma malha cicloviária de 33 quilômetros. Segundo Farinello, estão sendo construídos mais 2050 metros, 300 metros na Rua São Bento e 1750 metros na Rua João Pessoa, ambas com previsão de entrega para junho.

Paulo Alexandre falou sobre a necessidade de ampliar as ciclovias e que “essa do Canal 6 vai promover a integração entre a ciclovia da praia e a Avenida Mario Covas, facilitando o deslocamento dos ciclistas pela Cidade”. Segundo o prefeito, o projeto também envolve um plano paisagístico no trecho e preservação do que já existe. Além disso, Paulo Alexandre afirmou que nos próximos 15 dias serão publicados os editais de licitação para construção de mais duas ciclovias nos canais 4 e 5. A meta da Administração Municipal é iniciar as obras no segundo semestre deste ano, e o investimento total será de quase 10 milhões.

O objetivo da Administração é integrar todas as modalidades de transporte da Cidade, desde o projeto Bike Santos até o futuro teleférico que vai ligar o Centro aos Morros. “Tudo vem sendo projetado para essa integração, da ciclovia a um terminal intermodal com todos os transportes”, disse.

A Prefeitura ainda estuda a implantação de outras ciclovias em várias ruas e avenidas, entre elas a Nossa Senhora de Fátima, Jovino de Mello e Washington Luis. A extensão da malha cicloviária deve contemplar ainda o bairro Alemoa e até mesmo a marginal da Anchieta.