Câmara aprova criação de CEI para apurar irregularidades no AME

Para averiguar denúncia em Praia Grande, vereadora Janaina Ballaris (PT) esteve no local e encontrou equipamentos encaixotados desde 2008

8 ABR 2014 • POR • 18h00

Os vereadores de Praia Grande aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as irregularidades encontradas pela vereadora Janaina Ballaris (PT), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A unidade, pertencente ao Estado, funciona em prédio do Município, no Bairro Mirim, e é administrada pela Fundação ABC. O requerimento nº 135/14, de autoria da parlamentar, foi confirmado em votação simbólica, por unanimidade, durante a 10ª Sessão Ordinária, na noite desta segunda-feira (7).

A CEI terá o prazo de 90 dias para apresentar relatório conclusivo sobre os equipamentos de raio-x e mamografia, com etiquetas de inventário datadas de 2008, ou seja, encaixotados há mais de 6 anos. As máquinas foram encontradas pela vereadora, durante visita à unidade para apurar denúncia, no último dia 3. Os membros da comissão serão escolhidos por sorteio, que será feito na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (14).

Leia Também

Primeiro VLT da Baixada Santista deixa a Espanha nesta terça (8) rumo ao Brasil

Vereadores “lavam as mãos” em ação contra Mourão

Praia Grande supera marca de 4,5 mil meninas imunizadas contra HPV

Curso de fotografia é oferecido gratuitamente em Praia Grande

Alberto Mourão tem bens bloqueados pela Justiça

“Tomei conhecimento do fato através de uma denúncia corajosa. Fui barrada por funcionários que tentavam me parar, como se a errada fosse eu, de estar averiguando o descaso com o povo. Flagrei as máquinas encaixotadas. Estes aparelhos poderiam estar em uso, não só para o nosso Município, mas para toda a Baixada Santista. Enquanto isso, pessoas estão morrendo por conta de um diagnóstico, que nunca chegou.”, relatou a Janaina, que também irá  buscar ajuda junto à Comissão Estadual de Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Durante sua vigência, a comissão poderá proceder a vistorias e levantamentos no local, onde terão livre ingresso e permanência, e ainda requisitar dos responsáveis, a exibição de documentos e a prestação de esclarecimentos necessários. Os órgãos consultados terão prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, para prestarem à CEI as informações e os documentos requisitados.

Médico, o vereador Antonio Eduardo Serrano, o Doutor Serrano (Pros), enalteceu o trabalho da colega. “A vereadora recebeu uma denúncia e está trabalhando de maneira exemplar. Fiscalizar é uma das funções do vereador. Vamos apurar. Esta Casa não pode se omitir”, disse o parlamentar, que tem experiência como diretor de hospital. “É impossível que um mamógrafo entre em uma unidade sem que ninguém saiba. Precisamos contatar os diretores técnico e clínico, pois eles devem prestar esclarecimentos”, enfatizou.

Benedito Ronaldo César, o Doutor Benedito (PMDB), pede que os responsáveis sejam penalizados. “São aparelhos que deveriam estar servindo aos nossos munícipes e não estão, por atitudes irresponsáveis, e que comprovam incompetência e inconsequência. Faço um apelo ao prefeito, para que se utilize de todos os meios políticos e jurídicos para afastar estes maus cidadãos da sociedade praiagrandense”, finalizou.

Ordem do Dia

Durante a plenária ainda foram aprovados dois processos. Em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 13/14, do Executivo Municipal, que autoriza a subvenção de R$ 200 mil à entidade Associação Casa da Esperança – Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos e Mentais.

Também foi confirmado o Requerimento nº 121/14, da vereadora Janaina Ballaris (PT), com questionamentos acerca da instalação de uma das sete Academias da Saúde, que trouxe para Município através de emendas parlamentares. A parlamentar cita que empresa vencedora de licitação apresentou proposta de execução dos serviços, porém as obras ainda não tiveram início.