Golpistas agem contra segurados do INSS

Ação é descoberta pela Previdência. Boletos para pagamento de taxa inexistente são enviados a segurados. Aposentados podem esclarecer dúvidas nos postos do INSS

8 ABR 2014 • POR • 10h50

O INSS em São Paulo alerta a população sobre a ação de estelionatários que vêm atuando na região metropolitana, mas que podem estar agindo também em outras regiões do estado, inclusive na Baixada Santista e Litoral.

Um pensionista de Santo André (SP) recebeu em sua residência o boleto de uma suposta taxa administrativa do INSS que, se não fosse paga, implicaria a suspensão do benefício. Desconfiado da correspondência, e com receio de perder a pensão, o segurado procurou a agência da Previdência Social na cidade.

Leia Também

Empregados do Isama iniciam amanhã campanha salarial

Papo com Sindicalista: Herbert Passos Filho, uma história que o tempo não pode apagar

Fornecedores da Petrobras concentram doação eleitoral

Trabalhadores do País aguardam decisão do STJ

Câmara aprova jornada de seis horas para garis

Os servidores esclareceram ao beneficiário que se tratava de um golpe e que sua pensão não seria suspensa. A ação já está sendo analisada pela Assessoria de Pesquisas Estratégicas do INSS, que investiga casos desse tipo.

A carta tinha como remetente a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) e informava sobre um suposto “recadastramento nacional das informações previdenciárias”. O falso documento ainda continha informações do extrato do beneficiário, que podem ser obtidas pelo site da Previdência com a inserção de dados pessoais como número do benefício, data de nascimento, nome e CPF. Isso significa que os golpistas tiveram acesso às informações do segurado.

Para evitar esses golpes, a Previdência Social sempre alerta a população para se precaver de estelionatários que tentam enganar os aposentados e pensionistas do INSS, seja por meio de telefone, pessoalmente ou por carta, como foi o caso.

A Previdência informa que é importante que os beneficiários do INSS fiquem atentos e não confiem em pessoas que prometem fazer recadastramento, apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, entre outros. Os estelionatários sempre se utilizam desse tipo de argumento para enganar as pessoas.