Queiroz nega regalias a condenados do mensalão e acusa Joaquim Barbosa

O governador do Distrito Federal acusou o presidente do STF de ter feito uma "afirmação ofensiva" em relação a ele

4 ABR 2014 • POR • 20h02

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), disse que os condenados por envolvimento com o esquema do mensalão não receberam tratamento diferenciado no sistema penitenciário de Brasília e acusou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de ter feito uma "afirmação ofensiva" em relação a ele.

Num ofício no qual respondeu a perguntas de Barbosa sobre supostas regalias que teriam sido concedidas a réus do mensalão, como alimentação diferenciada, Agnelo Queiroz foi enfático: "Em respeito ao princípio federativo e da separação dos Poderes da República, repilo, com veemência, a afirmação ofensiva de Vossa Excelência, no sentido de que minha atitude caracterize 'desdém para com a autoridade judicial.'" Em seguida, Agnelo completou: "Tratar com urbanidade as partes envolvidas em qualquer processo judicial constitui dever legal de todo magistrado."

Leia Também

É 'impossível' retirar água do Paraíba do Sul, diz Pezão

Para Temer, CPI da Petrobras só pode ter razão eleitoral

Câmara rejeita pedido de aposentadoria de Genoino

Cabral diz que fez 'revolução silenciosa' no Rio

Dilma anuncia lançamento do PAC 3 em agosto

O governador do Distrito Federal respondeu a ofício no qual Barbosa havia fixado um prazo de 48 horas para que ele dissesse se já foi aberta alguma investigação interna para apurar a responsabilidade funcional pelo suposto tratamento diferenciado dos presos do mensalão. O presidente do STF também queria saber se o Distrito Federal tem condições de garantir um sistema com isonomia e sem ingerências políticas.

Barbosa havia criticado Agnelo por ele ter questionado o fato de o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP), ter feito perguntas ao governador sobre os supostos privilégios. "Em atitude de claro desdém para com a autoridade judicial, e desconsiderando o fato das irregularidades terem sido divulgadas amplamente e comunicadas pelos órgãos do Ministério Público e da Defensoria Pública em atuação junto à VEP, o governador do Distrito Federal deu indicação clara da sua falta de disposição para determinar a apuração dos fatos narrados e oferecer solução para problema posto", disse Barbosa.

CNJ

O corregedor interino do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilberto Valente Martins, determinou a suspensão de um procedimento aberto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal para apurar a conduta do juiz Bruno Ribeiro. O magistrado foi o responsável nos últimos meses por acompanhar a execução das penas dos condenados por envolvimento com o mensalão. Depois do surgimento de suspeitas de que réus estariam recebendo tratamento diferenciado na prisão, Ribeiro pediu informações ao governador do Distrito Federal. Ao responder ao ofício, Agnelo levantou dúvidas sobre a conduta do juiz. Em seguida, foi aberta a apuração suspensa agora pelo CNJ.