Guarujá imuniza mais de mil pessoas contra sarampo, caxumba e rubéola

Quiosqueiros, ambulantes, taxistas, comerciantes e profissionais de shoppings e da rede hoteleira estão recebendo a vacina

28 MAR 2014 • POR • 18h20

Quiosqueiros, ambulantes, taxistas, comerciantes e profissionais de shoppings e da rede hoteleira estão recebendo a vacina combinada contra sarampo, caxumba e rubéola, em Guarujá. A iniciativa da Prefeitura faz parte do trabalho de prevenção para a Copa do Mundo, que a Cidade pretende receber turistas de diversas partes do mundo e será centro de treinamento da seleção da Bósnia e Hezergovina. Somente na última quinta-feira (27), foram imunizadas 110 profissionais na Central de Atendimento ao Contribuinte (Ceacon), que somados aos 960 já vacinados anteriormente totalizam 1.070 pessoas.

Nas últimas semanas, o serviço da Vigilância em Saúde da Prefeitura foi realizado no Sofitel Jequitimar, Shopping La Plage, Hotel Ferrareto e Paulo’s Restaurante. Na quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário abriu as portas da Ceacon para imunizar ambulantes, quiosqueiros, taxistas e comerciantes, que formaram fila no local em busca da vacina combinada. Em 1h30 de atendimento, 110 pessoas foram vacinadas.

Leia Também

Idosa precisa de doação de sangue em Santos

Mulheres da Baixada terão mamografia grátis sem pedido médico no mês do aniversário

Com estoque crítico, Baixada Santista precisa de doação de sangue

Comida de praia: precaução e bem-estar

Os problemas de pele mais comuns no verão

De acordo com o secretário municipal da pasta, Adilson Luiz de Jesus, “a prefeita Antonieta definiu esta ação preventiva, que resultou em grande sucesso. A procura foi grande e queremos que nossos taxistas, ambulantes, quiosqueiros e comerciantes de forma geral procurem o serviço e estejam imunizados, que a expectativa é de receber muitos turistas. Esse movimento vai permitir o aquecimento de nossa economia durante a Copa do Mundo, gerando emprego, renda e oportunidades”, resumiu Adilson Jesus.

A opinião foi partilhada pelo diretor interino de Desenvolvimento do Comércio, Serviços e Indústria da Prefeitura, Orlando João de Souza Junior. “Em breve agendaremos uma nova data para levar a vacinação a algum ponto de Vicente de Carvalho, para que os comerciantes de lá também tenham oportunidade de ser atendidos”, apontou Junior.

Reconhecimento

Os taxistas Nilson Correia Dantas, Cláudio Roberto dos Santos e Gilson Ângelo Barreiro de Abreu foram juntos à Ceacon para receberem a dose da vacina combinada. “É importante prevenir certas doenças porque vão vir pessoas de vários países e queremos evitar um ‘repouso’ inesperado”, ironizou Gilson. “Muita gente que ficar em São Paulo nesta época acabará vindo para Guarujá”, acrescentou.

O casal de jornaleiros Roberto Simões Braz e Elizabeth Mituro Miki, que têm uma banca nas Astúrias e outra na Vila Alice, também foi imunizado. “A iniciativa é muito boa. Achei interessante porque no exterior temos o risco de contrair outras doenças e, por causa dos turistas de toda parte que vierem, queremos estar preparados”, destacou Roberto Braz.

Novas ações

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Marco Antônio Chagas, a iniciativa “foi extremamente importante porque conseguimos imunizar a população exposta contra um vírus que pode se tornar perigoso, como o do sarampo. Estaremos realizando a campanha até o fim de abril e aqueles que não conseguiram tomar ser vacinados podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, disse o diretor.

A ação será realizada novamente na quarta-feira (2), às 14 horas, no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Estéfno, 1.001 – Enseada). Já na quinta-feira (3), às 15 horas, acontece no Ferry Boat’s Plaza (Praça das Nações Unidas, s/n – Vila Lígia).