Em SP, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Levantamento da Apeoesp, que avalia a qualidade da educação das escolas no estado, mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada

24 MAR 2014 • POR • 11h55

Quase metade (46%) dos alunos da rede estadual de ensino do estado paulista admite que já passou de ano sem ter aprendido a matéria, indica pesquisa divulgada hoje (24) pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além disso, o levantamento que avalia a qualidade da educação das escolas no estado mostra que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam a progressão continuada.

Foram feitos oito grupos de discussão e 2,1 mil entrevistas, divididas em três grupos: professores de escolas estaduais de ensino fundamental e médio, alunos de 14 anos ou mais dessas escolas e os respectivos pais ou mães. A pesquisa foi encomendada pelo sindicato ao Instituto Data Popular.

Leia Também

Dilma: procura por cursos do Sisutec aumenta quase 40% em relação a 2013

Violência aumentou com fim da lei contra a homofobia, dizem especialistas

Projeto de lei propõe TV a cabo e outras regalias para presos

Renato Aragão volta a ser internado

Nível do Cantareira fica estável em 14,6% da capacidade

O estudo mostra também que, em média, os estudantes ficaram sem aula seis vezes ao mês devido à falta de professor. Além disso, 64% indicam que esse horário vago não é preenchido por um professor substituto.

Em relação ao maior problema enfrentado atualmente na rede escolar, a falta de segurança foi o item mais destacado pelos três segmentos de entrevistados. Esse é o principal entrave para 32% dos professores, 37% dos pais  e 25% dos alunos.