Iguape realiza 2º Festival Literário

Promovido pela Oficina Cultural Gerson de Abreu, a feira acontecerá em maio. Uma parceria entre as Oficinas Culturais do Estado e a Prefeitura oficializa a realização do evento

19 MAR 2014 • POR • 13h15

Foi oficializada parceria entre as Oficinas Culturais do Estado e a Prefeitura do Município de Iguape para a realização da segunda edição do Festival Literário de Iguape. Promovida pela Oficina Cultural Gerson de Abreu – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura –, a festa literária do Vale do Ribeira acontecerá entre 15 e 17 de maio.

A participação do Município foi firmada em reunião realizada no dia 11 de março, na sede da Prefeitura, na presença do Prefeito Tony Ribeiro, do Diretor de Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Daniel Teixeira; do Diretor do Departamento de Cultura, Esporte e Eventos, Josimar Paranhos do Rio Branco; e, pela POIESIS, a Coordenadora da Oficina Cultural Gerson de Abreu, Leila Horiguti; Eduardo Santana, do Núcleo de Coordenação de Conteúdos Virtuais da Poiesis, Renata Schermann, do Departamento de Marketing da Poiesis, e Marlon Florian, do Núcleo de Articulação de Programação da Poiesis.

Leia Também

Ilhabela recebe Guilherme Arantes no próximo dia 22 no Galpão das Artes

Coluna Social do Liberado Júnior

Banda Avenged Sevenfold se apresenta nesta quarta-feira em São Paulo

Coluna Social Liberado Junior +DL

Coluna Social Liberado Junior

Idealizado pela coordenação e articulação da Oficina Cultural Gerson de Abreu, o Festival Literário de Iguape surgiu com o objetivo de promover o livro enquanto fonte de difusão cultural e estimular a produção literária na região do Vale do Ribeira. A primeira edição, que aconteceu entre 17 e 20 de outubro de 2013, contou uma programação gratuita de workshops, palestras, feira de livros, contação de histórias, exposição de quadrinhos independentes e shows com Marina de La Riva e Tiê.  

Na programação de 2014, estão previstos shows de Arnaldo Antunes, e dos grupos Jovens da Jureia e Pindorama; além de palestras com o poeta e Diretor da Casa das Rosas, Frederico Barbosa, e com o poeta e Diretor da Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tápia. Entre as palestras, o destaque é a participação do jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto, que falará sobre a viagem de Oswald de Andrade e Albert Camus à Iguape. Haverá ainda workshop de tirinhas, intervenção poética, entre outras atrações gratuitas.

Sobre a Oficina Cultural Gerson de Abreu

É uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, administradas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A unidade tem como patrono o ator e apresentador Gerson de Abreu, natural da cidade e falecido em 2002. Oferece para moradores da região atividades com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e vivências em literatura, artes plásticas, fotografia, dança, música, teatro, entre outras áreas.

A Oficina, que ocupa um casarão colonial do final do século XIX, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico), é uma das cinco unidades das Oficinas Culturais que terão investimentos para obras de restauro e de acessibilidade. Os prazos de conclusão das obras, que terão início ao longo de 2014, variam de 15 a 18 meses.

O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 1,5 milhão para serem investidos no restauro da unidade de Iguape. Os recursos serão aplicados em paisagismo, restauração de revestimentos e pinturas de parede, além da criação de um anexo do prédio, um elevador, rampas e novos sanitários adaptados.