Oportunidade: Unimonte abre pré-inscrições para o Pronatec

Por meio do programa, mantido pelo Governo Federal, interessados podem fazer cursos técnicos de forma totalmente gratuita. A pré-inscrição pode ser feita no site da universidade

6 FEV 2014 • POR • 12h11

A novidade deste ano do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, é a parceria com as instituições de ensino privadas. Na Baixada Santista, a Unimonte aderiu ao programa e já está com pré-inscrições abertas aos interessados no site www.unimonte.br/pronatec. Serão oferecidos cursos nas áreas de Portos, Meio Ambiente, Engenharia, Saúde, Comunicação, Educação, Hospitalidade e Direito.

Podem participar do Pronatec alunos matriculados ou que já concluíram o Ensino Médio, além de trabalhadores e beneficiários de programas federais de transferência de renda. São oferecidos gratuitamente cursos técnicos com duração entre um e dois anos. O Governo Federal espera atingir até o final de 2014 a marca de 8 milhões de matrículas e 4.260 cidades contempladas com a iniciativa contra 3.200 municípios em 2013.

Leia Também

Quatro escolas municipais já contam com biometria

Reunião de pais marca primeiro dia letivo da rede municipal

Abertas 100 vagas para cursos de inglês, espanhol, francês e turismo regional em Santos

Inscrições abertas para alunos da BS atuarem como estagiários no Acessa Escola

Ano letivo inicia nesta terça-feira com reunião de pais

Criado em 2011 para ampliar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País e aumentar as oportunidades de formação, o Pronatec  até então estava restrito a instituições federais e aos serviços nacionais de aprendizagem. Este ano, a iniciativa está incluindo, de forma inédita, instituições privadas de ensino. Na parceria com o Governo Federal, a Unimonte fornece sua infraestrutura e corpo docente aos participantes do Pronatec, que poderão ter contato, mesmo em um curso técnico, com o universo de uma faculdade e seus espaços acadêmicos.

O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) estima que, até 2015, o setor de indústria precisará de mais de 5 milhões de técnicos formados, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo. “O mercado precisa de profissionais qualificados em bons cursos técnicos. E é isso o que o Pronatec promove com a parceria junto às universidades que já contam com infraestrutura, laboratórios e professores com formação acadêmica e experiência na vida profissional. Com uma profissão garantida, o aluno terá trabalho e recursos para custear a faculdade no futuro”, diz o professor José Ângelo Alvarez, responsável acadêmico do Pronatec na Unimonte.