Santos recebe programa Praia Acessível

Pessoas com deficiência poderão tomar banho de mar com cadeiras anfíbias localizadas na Praia do Canal 3.

9 JAN 2013 • POR • 20h42

A partir de janeiro, a Praia do Canal 3 contará com cadeiras anfíbias, idealizadas para facilitar o banho de mar de pessoas com deficiência. O programa Praia Acessível funcionará aos finais de semana e feriados até o dia 12 de fevereiro, das 10h às 17h, com ajuda de instrutores no local. Após a data, o serviço ficará disponível aos finais de semana, no mesmo horário. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a prefeitura de Santos, que tem o objetivo de incentivar e promover a inclusão das pessoas com deficiência nas praias.

Lançado em 2010, o programa consiste em oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa.

Leia Também

Abertura de rua facilitará acesso à região do sambódromo de Santos

Coleta seletiva, importante serviço para manter Santos limpa

Era de ouro dos bondes é vivenciada na linha turística

Lei regulamenta barracas de praia em Santos

Escolas municipais terão câmeras de monitoramento em Santos

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu que promove prontidão durante a locomoção na areia, além de não afundar dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água em uma profundidade não perigosa. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. A iniciativa acontece também nos municípios de Guarujá, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga, Mongaguá e São Sebastião.