Operação Verão é lançada na Baixada Santista

Ação policial terá início na próxima quinta-feira e se estenderá até fevereiro

22 DEZ 2013 • POR • 01h41

A Operação Verão 2013/2014 foi lançada ontem em cerimônia realizada no Batalhão da Polícia Militar do Interior - 6 (6ºBPM/I), em Santos. A ação terá início na próxima quinta-feira e estenderá até fevereiro, visando garantir a segurança de moradores e turistas na Baixada Santista na temporada de verão.

“O efetivo está sendo reforçado, que vem ao acréscimo do contingente já existente na região, permitindo a tranquilidade das pessoas que estarão na Baixada Santista”, afirma o secretárioadjunto de Segurança Pública do Estado, Antonio Carlos Da Ponte.

Leia Também

Colisão de carros acaba em capotamento

Assaltante morre em troca de tiros com a Polícia Militar na Anchieta, em Santos

PM frustra roubo em apartamento e prende três na Ponta da Praia

Alfândega do Porto de Santos apreende 150 kg de cocaína

Polícia Civil prende rapaz por tráfico na Vila Nova, em Santos

As cidades da Baixada Santista ganharão o reforço de 3.242 policiais civis e militares durante a operação. “Eu acredito que esse número seja o suficiente para dar a sensação de tranquilidade na região. Temos que entender que polícia na rua trás visibilidade”, pontua Da Ponte.

O secretário-adjunto explica que os policiais devem realizar um trabalho de inteligência. “Nossa ideia é diminuir a prática do delito, trabalhando com ações ordenadas. Se não conseguirmos impedir o crime, devemos trabalhar o mais rápido possível para realizar a prisão dos elementos”.

A ação policial ainda prevê reforço policial nos terminais de passageiros e demais locais onde a circulação de pessoas aumenta durante o período.

Ainda de acordo com Da Ponte, as estradas da Baixada Santista ganharão uma atenção especial da Segurança Pública neste período do ano. “As estradas vão receber o reforço de policiais e os pontos considerados críticos terão um efetivo maior”.

O Comandante do 6º BPM/I, coronel Ricardo Ferreira de Jesus, responsável pela Polícia Militar na Baixada Santista, explica como será a distribuição dos patrulheiros. “Esse trabalho é feito de forma proporcional à população residente e a crescida dessa população durante esse período. Também analisamos a incidência criminal das cidades para deslocar o efetivo”.

Investimentos

Além do reforço no efetivo, foram entregues 201 novas viaturas - entre motocicletas, quadriciclos e carros - para a região. São 104 para o Vale do Paraíba e Litoral Norte e 97 para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. O investimento total foi de R$ 648.400.

Elas serão usadas em programas de policiamento da PM, como Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Ronda Escolar, Força Tática e Radiopatrulha. Parte das viaturas já está em uso.