Obama afirma que acordo com Irã é melhor estratégia

Durante um fórum em Washington neste sábado, o presidente disse acreditar que o acordo impede o Irã de avançar em seu programa nuclear nos próximos seis meses

8 DEZ 2013 • POR • 12h00

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que o recente acordo nuclear com o Irã é a melhor estratégia para prevenir que Teerã adquira armas nucleares. Durante um fórum em Washington neste sábado, Obama disse acreditar que o acordo impede o Irã de avançar em seu programa nuclear nos próximos seis meses. Segundo ele, ao longo desse período, o mundo irá testar o país árabe e analisar a possibilidade da crise ser resolvida diplomaticamente.

Obama considerou que o acordo paralisa e reverte elementos centrais do programa nuclear iraniano. Isso obrigaria o país a eliminar os estoques de urânio enriquecido, parar a adição de novas centrífugas e cessar o trabalho nos reatores que potencialmente poderiam produzir plutônio.

Leia Também

Reação inicial de sauditas a acordo nuclear é silenciosa

Congresso venezuelano concede poderes especiais a Maduro

Cristina Kirchner volta hoje ao trabalho após licença

Michelle Bachelet disputará 2º turno com Evelyn Matthei

Italianos falam em condicionar caso Pizzolato a Battisti

O presidente norte-americano reconheceu ainda algumas diferenças táticas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mas afirmou que os objetivos dos EUA e de Israel são os mesmos.