Após ordem de prisão, Costa Neto renuncia ao mandato

Esta não é a primeira vez que ele renuncia ao mandato, a primeira foi em 2005, quando ele era líder e presidente do PL

5 DEZ 2013 • POR • 18h21

O líder em exercício do PR, Luciano Castro (RR), leu na tarde desta quinta-feira, 05, no plenário quase vazio da Câmara.dos Deputados a carta de renúncia do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP), um dos condenados no processo do Mensalão. O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu nesta quinta-feira mandado de prisão de Valdemar e outros três condenados (Bispo Rodrigues, Pedro Corrêa e Vinícius Samarane) no processo. Esta não é a primeira vez que ele renuncia ao mandato, a primeira foi em 2005, quando ele era líder e presidente do PL.

"Ainda que a Constituição garanta a este parlamentar o direito ao exercício do mandato até o fim de eventual processo de cassação na Câmara dos Deputados, não cogito impor ao parlamento a oportunidade de mais um constrangimento institucional", diz a carta de Valdemar.

Leia Também

Carvalho diz temer por Genoino caso ele volte à prisão

Mantega prevê receita de R$ 20 bi com Refis em novembro

'Cumpri o regimento', diz Alves sobre caso Genoino

Governo de SP vai incluir outras empresas em ação de indenização por fraudes

Lula sugere permanência do PT no governo até 2022

"Serenamente passo a cumprir uma sentença de culpa, flagrantemente destituída do sagrado direito ao duplo grau de jurisdição", continua. "Inspirado pelo respeito aos eleitores que me delegaram a representação que traz uma extensa folha de serviços prestados, renuncio ao meu mandato de deputado federal da República Federativa do Brasil", conclui a carta.