Interpol já emitiu aviso internacional contra Pizzolato

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado a mais de 12 anos de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão, está foragido

18 NOV 2013 • POR • 14h15

A Interpol emitiu no sábado, 16, um alerta internacional de que existe um mandado de prisão contra Henrique Pizzolato no País. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado a mais de 12 anos de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão, está foragido. O aviso chamado pela Polícia Federal de Difusão Vermelha, e significa que ele é procurado por todos os países membros da Interpol.

Dependendo do País em que o procurado se encontra, a Difusão Vermelha tem validade de um mandado de prisão, enquanto outras nações pedem a validação do mandado por uma autoridade judicial local.

Leia Também

Italianos falam em condicionar caso Pizzolato a Battisti

Ministério da Justiça estuda como pedir extradição de Pizzolato

Genoino pede ao STF para cumprir pena em casa

Roberto Jefferson aguarda em casa ordem de prisão

Delúbio se entrega e também afirma ser 'preso político'

Pizzolato teria deixado o Brasil há 45 dias rumo à Itália. Ele próprio comunicou a fuga, divulgada em carta, no sábado, por seu então advogado, Marthius Sávio Lobato. A PF não confirma se ele está de fato em território italiano e também não confirma nenhuma outra informação sobre seu paradeiro.

A Polícia Federal informou ainda que Pizzolato é considerado foragido pela corporação e que seu nome consta no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi), o que, em tese, o impediria de deixar o País. A última atualização sobre Pizzolato no sistema é de sexta-feira, 15.

Na última sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, expediu mandados de prisão para 12 condenados, dentre eles Pizzolato, o ex-ministro José Dirceu e o deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil foi o único da lista que não se entregou às autoridades.