85% da população brasileira diz sentir dores nos pés

Mulheres sofrem duas vezes mais que os homens. Os números refletem a necessidade do brasileiro em cuidar dos pés

23 SET 2013 • POR • 12h36

As dores nos pés são um grande problema para os brasileiros. A maioria das pessoas relata ter dor em mais de uma região. Tanto para homens como para mulheres, a região de maior queixa é o calcanhar, em seguida a planta e a parte superior do pé. Obesos sofrem de dores nos pés com mais frequência do que pessoas com peso normal ou sobrepeso.

Os números refletem a necessidade do brasileiro em cuidar dos pés. 85% da população brasileira diz sentir dores nos pés algumas vezes e 30%, sempre ou de forma recorrente. As mulheres sofrem duas vezes mais que os homens. Estes dados foram extraídos da pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada em 2012 pela Pés Sem Dor com mais de 26 mil pessoas que responderam mais de 50 perguntas.

Leia Também

Mortalidade por Aids no Brasil cai 38,9% em 11 anos

Pesquisa mostra que 30 em cada 100 pessoas conhecem o pré-diabetes

Usuárias de crack são vulneráveis a estupros e gravidez precoce, revela pesquisa

Gordura abdominal pode trazer mais riscos cardiovasculares que a obesidade

Como superar as dificuldades no tratamento do tabagismo

De 13% a 17% das pessoas com dor no pé dizem que elas são provenientes de impacto, mas na maior parte as dores nos pés estão relacionadas ao tempo em pé ou alguma atividade intensa. Essa categoria representa entre 70% e 75% das causas de dores. Outro número importante são as dores que ocorrem ao levantar da cama depois de um período de inatividade prologada, 9% a 17%.

Uma forma de eliminar ou reduzir as dores nos pés é a utilização de palmilhas feitas sob medida. “Antes da confecção, um consultor faz uma análise para entender onde e como são as dores para assim conhecer o histórico do problema dos pés”, diz o empresário Thomas A. Case, fundador da Pés Sem Dor.  “A avaliação é imprescindível para a confecção de uma palmilha para o tamanho exato dos pés, para corrigir a pisada e solucionar as dores com inserções e amortecimentos em locais específicos dos pés”, explica.