Moradores da Baixada Santista leem pouco e preferem shows a cinema

Pesquisa da Fundação Seade mostra a percepção da população em relação à oferta, qualidade e utilização de serviços culturais

18 MAR 2024 • POR Luana Fernandes • 16h23
Ir a shows é a atividade cultural preferida de boa parte da população da Baixada Santista - Nair Bueno/DL

26% da população da Baixada Santista não leu nenhum livro em 2023. O levantamento foi realizado pela primeira vez pela Fundação Seade. A pesquisa inédita também mostrou que 37% da população foi às sessões de cinema no ano passado. Em compensação, 48% da população foi a shows ou espetáculos de música, dança, teatro, circo ou outras artes em sua cidade ou região nos últimos 12 meses.

Em relação a proporção da população que visitou museus no Litoral paulista nos últimos 12 meses, o índice foi de 30%. Já quem frequentou a biblioteca em 2023, a taxa caiu ainda mais, para 14%.

Leia Também

10 livros escritos por mulheres mais buscados pelos brasileiros

Brasil registra recorde na Semana do Cinema

Não mexa no que funcionou! 5 remakes desnecessários no cinema

Confira os 5 livros de ficção mais procurados de 2024

Livro infantil conta histórias indígenas em Peruíbe

O objetivo do levantamento é medir a percepção da população sobre a oferta, a qualidade e o uso dos serviços de cultura no Estado de São Paulo, como cinema, biblioteca, museu, show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes e até mesmo ter lido um livro nos últimos 12 meses.

Além de contribuir para o aprimoramento das políticas culturais, a pesquisa desempenha um papel crucial ao delinear um panorama detalhado em uma área que frequentemente carece de indicadores, como é o caso da cultura

10 livros escritos por mulheres mais buscados pelos brasileiros

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.