Gênoa e Santos se tornam oficialmente cidades-irmãs

Evento aconteceu dentro da programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil

1 MAR 2024 • POR Da Reportagem • 15h34
Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro do ano passado pelo prefeito genovês Marco Bucci e Santos, durante visita de uma delegação santista à Itália - Francisco Arrais/PMS

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Na manhã desta sexta-feira (1), Santos e a cidade italiana de Gênova se tornaram oficialmente irmãs, com a assinatura do termo de geminação na Società Italiana di Santos. O evento aconteceu dentro da programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil

Leia Também

São Sebastião se transforma em um pedacinho da Itália

Costa Concordia chega ao porto de Gênova

O acordo, assinado pelo prefeito Rogério Santos e o vice-prefeito de Gênova, Pietro Piciocchi, vai permitir o intercâmbio e a cooperação entre as cidades para consolidar a amizade e realizar trocas nas áreas cultural, histórica, de turismo, esporte, portos e educação. Uma carta de intenções já havia sido assinada em outubro do ano passado pelo prefeito genovês Marco Bucci e Santos, durante visita de uma delegação santista à Itália.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Num mundo globalizado, não podemos esquecer nossas raízes e é justamente por isso que estamos assinando esse compromisso com Gênova para a preservação da cultura genovesa e italiana aqui no Brasil. E falar do futuro é falar dos nossos filhos, dos nossos netos e de um mundo melhor. A partir de hoje, Gênova e Santos planejam seus futuros juntos", afirmou o prefeito santista.

Santos recebe exposição que celebra os 150 anos da imigração italiana

Piciocchi destacou a conexão que os dois municípios têm com relação aos portos, turismo, esportes, cultura e, principalmente, à partida dos italianos da Europa e chegada ao nosso País. "Nunca tinha vindo ao Brasil, mas em 24 horas percebi que temos muitos aspectos em comum entre Santos e Gênova. São cidades ligadas pela imigração, portas de entradas e saída de seus países. Por isso, temos a responsabilidade moral de manter viva a memória da imigração".

Marco Bucci participou de forma remota e comemorou acordo entre as cidades. "Assinar hoje esse pacto é ótimo e um grande ponto de partida para tudo o que faremos no futuro", afirmou o italiano, que pretende vir conhecer Santos pelas belezas relatadas pelos conterrâneos que vêm à Cidade.

Centro de Santos ganhará mural celebrando os 150 anos da imigração italiana

Entre as autoridades, estavam presentes a presidente e o diretor da Società Italiana di Santos, Isabel Santalucia e Fabio Niosi, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Domênico Fornara, conselheiro para novos investimentos da Prefeitura de Gênova, David Faltere, e deputado italiano Fabio Porta. O embaixador Hadil da Rocha Vianna, à frente do Consulado-Geral do Brasil em Milão, também participou remotamente.