US$ 1,2 BILHÃO

País registrou alta de 26,3% nas vendas para o exterior, na comparação com 2022

Brasil bate recorde na exportação de frutas em 2023

10 JAN 2024 • POR Nilson Regalado • 09h22
Em volume, foram embarcadas pouco mais de um milhão de toneladas, avanço de 6,7% frente ao ano passado - Julia Zolotova / Unsplash

Dados consolidados na última segunda-feira (8) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que o Brasil bateu recorde histórico na exportação de frutas em 2023. No total, o País arrecadou US$ 1,2 bilhão com a venda frutas ao exterior no ano passado. Isso representou um faturamento 26,3% maior que o registrado em 2022. Em volume, foram embarcadas pouco mais de um milhão de toneladas, avanço de 6,7% frente ao ano passado. Porém, o recorde em toneladas exportadas ainda pertence ao ano de 2021.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Feira ambiental troca plástico, óleo e papelão por frutas, verduras e legumes nesta quarta (30)

Veterinária lista frutas, verduras e legumes que são permitidos e proibidos para pets

Verão: veja as frutas da estação e seus benefícios nutricionais

Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Secex também revelou o ranking das frutas brasileiras mais saboreadas no exterior. E, mais uma vez, as mangas estiveram no topo das exportações, seguidas pelos melões, pelas uvas, limões e limas.

No ano passado, as frutas brasileiras tiveram o mercado ampliado devido a problemas climáticos enfrentados por países concorrentes no cenário internacional. Também favorece o Brasil o fato de o País produzir a maioria das frutas o ano todo, vantagem estratégica que permite suprir a baixa oferta durante a entressafra em outros fornecedores globais.