Defesa Civil vistoria acessos aos mirantes das Galhetas e Campina

Trabalho, que visa garantir a segurança dos visitantes, acontece de forma periódica, principalmente em época de chuvas frequentes

5 JAN 2024 • POR Da Reportagem • 12h47
Critérios utilizados pelos agentes da Defesa Civil se baseiam em três pilares: previsão meteorológica diária; leitura de dados de chuva, em tempo real; e vistoria de campo - Divulgação/PMG

Para garantir a segurança de munícipes e turistas, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Defesa Civil do Município, realizou vistorias  nos acessos aos mirantes das Galhetas e Campina, na manhã desta quinta-feira (4). O monitoramento se deve à época de chuvas frequentes, sobretudo no verão, e à operação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), período em que as ações são intensificadas em áreas de encostas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Em Guarujá, cães 'ganham crachá' e passam a integrar ambiente de trabalho dos servidores

Som abusivo é recordista com mais de 4,7 mil ocorrências registradas nas praias de Guarujá

Janeiro terá sexta temporada da Arena Verão+ em Guarujá

Os critérios utilizados pelos agentes da Defesa Civil se baseiam em três pilares: previsão meteorológica diária; leitura de dados de chuva, em tempo real; e vistoria de campo. O período chuvoso se estende de 1º de dezembro a 31 de março.

Como forma de prevenção, há um protocolo estabelecido com a Secretaria Municipal de Turismo para fechar os equipamentos, ao público, em dias de chuva forte, sendo reabertos logo após a vistoria, que acontece no mesmo dia. Se houver a necessidade de uma intervenção estrutural, a Secretaria de Municipal Planejamento é solicitada para as providências.

O geólogo da Defesa Civil de Guarujá, Carlos Adolfo, explica o que pode causar essas intervenções. “Água barrenta, árvores e rochas que caíram e cicatriz de deslizamentos são alguns dos indícios que monitoramos no mesmo dia em que ocorre a chuva. Caso nenhum desses sinais seja identificado nos equipamentos, a visitação ao público é reaberta normalmente, pois não há risco à segurança dos visitantes”, explicou.