CINEMA

Santos fecha 2023 após ser cenário para mais de 60 produções audiovisuais

Produções atraem artistas famosos para a Cidade, como o cantor Léo Santana

17 DEZ 2023 • POR Nilson Regalado • 17h25
O patrimônio arquitetônico dos séculos 17, 18 e 19 do Centro, o Porto e as praias serviram de cenário para 60 produções só em 2023 - Nilson Regalado / Diário do Litoral

O cantor baiano Léo Santana será a grande estrela da campanha de uma conhecida marca de cerveja para o próximo Carnaval. A gravação do filme comercial aconteceu na terça-feira e contou com quase 100 atores, atrizes, figurantes, cinegrafistas, maquiadores, figurinistas e seguranças. E o cenário escolhido para a campanha publicitária foi a Rua Comendador Neto, atrás do Museu Pelé, na esquina com a Rua do Comércio, no Valongo. Mas, essa produção não foi uma mera casualidade. O patrimônio arquitetônico dos séculos 17, 18 e 19 do Centro Histórico, o Porto e as praias de Santos já serviram de cenário para 60 produções audiovisuais de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Novo filme de Hayao Miyazaki, 'O Menino e a Garça' lidera as bilheterias dos EUA

Jesuíta Barbosa será Ney Matogrosso em filme e visita cantor em seu apartamento

'Good Burger 2' se torna o maior filme na história da Paramount+

Dentre essas 60 produções feitas na Cidade ao longo de 2023, há comerciais de TV, videoclipes, séries para canais de streaming, filmes de longa-metragem, curtas-metragens, documentários e ensaios fotográficos.

De acordo com a Santos Film Commission, os pontos da região mais procurados pelas produtoras são a Rua Quinze de Novembro, Rua Riachuelo, Rua do Comércio, Boulevard da XV, Largo Marquês de Monte Alegre, Estação Valongo, Museu Pelé, Casa da Frontaria Azulejada, Museu do Café, bondes, as igrejas, Monte Serrat, Alfândega, Centro Português, prédio da Humanitária, Paço Municipal, Praça Mauá e a Praça da República.  
Desde 2005, ano da criação da Santos Film Commission, mais de mil produções foram rodadas em Santos, o que já movimentou cerca de R$ 12 milhões na economia local.

Das produções realizadas no Centro Histórico, destacam-se novelas e minisséries da Rede Globo, como ‘Um Só Coração’, ‘JK’, ‘América’ e ‘Sassaricando’, além de séries como o caso de ‘Silvio Santos, o Rei da TV’ e ‘Hebe’.

Dentre os longas-metragens destacam-se ‘Aldo - Mais Forte que o Mundo’, sobre a vida do lutador José Aldo, e ‘Lula, o filho do Brasil’, que narra a trajetória de vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Exemplos mais recentes de produções são as séries ‘Dois Tempos’, para o Canal Disney, e os filmes  ‘O Sequestro’, ‘Dá Licença de Contar’, ‘Cyclone’ e ‘Raul Seixas- Metamorfose Ambulante’.

A Santos Film Commission foi finalista do Prêmio Governador do Estado de São Paulo de incentivo à Cultura neste ano.