Nova parceria promoverá inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável de Santos

Assinatura do termo de cooperação técnica foi realizada nesta segunda-feira (11) no Salão Nobre do Paço Municipal

11 DEZ 2023 • POR Da Reportagem • 21h40
Para isso, estão previstos workshops, desenvolvimento de projetos conjuntos e programas de mentoria, aproveitando os recursos e a influência de ambas as instituições - Divulgação/PMS

Contribuir para uma cidade mais inteligente, conectando os profissionais com a tecnologia e promovendo inovações e negócios em prol do desenvolvimento urbano sustentável. Estas são as principais metas da parceria firmada entre a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Games sobre saúde vencem maratona tecnológica na Semana da Juventude de Santos

Startup desenvolve solução tecnológica de proteção veicular

Santos integra parceria com Israel para inovação tecnológica nao Porto

A assinatura do termo de cooperação técnica foi realizada nesta segunda-feira (11) no Salão Nobre do Paço Municipal. “Muito importante poder fazer esta parceria numa vocação que Santos já tem e que queremos organizar cada vez mais, tendo o Parque Tecnológico como ponto de encontro”, destaca o prefeito Rogério Santos sobre a parceria inovadora com a entidade de classe, a qual ajudará em projetos como a obra do túnel submerso Santos-Guarujá.

De acordo com o presidente do Parque Tecnológico, Eduardo Bittencourt, a iniciativa tem como objetivo criar um ecossistema dinâmico de inovação e desenvolvimento tecnológico. Para isso, estão previstos workshops, desenvolvimento de projetos conjuntos e programas de mentoria, aproveitando os recursos e a influência de ambas as instituições.

“Arquitetos e engenheiros, com suas habilidades técnicas e capacidades inovadoras, são essenciais no avanço de tecnologias e produtos, atendendo perfeitamente às demandas das startups. Esta sinergia não só acelera a inovação, mas também fortalece o ecossistema empresarial”, explica Bittencourt.

Já o presidente da AEAS, o arquiteto e urbanista Frederico da Costa Marins, ressalta que a parceria com o município de Santos será pioneira nas discussões técnicas com as prefeituras da região e vai contribuir em várias áreas: mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento urbano e portuário e fiscalização de obras e edificações.

“A tecnologia veio para ajudar o desenvolvimento da engenharia e arquitetura, principalmente nas áreas de projeto e planejamento. Ela ajuda a Cidade a ficar mais inteligente e rápida, porque se consegue fazer os testes sem precisar executar qualquer tipo de obra”, complementa Marins.  

OUTRAS AÇÕES

Além da parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, neste ano o Parque Tecnológico formalizou termos de cooperação com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Multiplicidades, Juicyhub, Hub Brasil Export.

A fundação também ingressou recentemente na Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API) e fez intenso intercâmbio com diversas instituições locais, do Brasil e até de outros países como Portugal, Itália e Israel, visando estimular o desenvolvimento tecnológico da região.

A ocupação da moderna sede do parque, na Vila Nova, está sendo ampliada com a instalação de mobiliários e intervenções para a entrega de novos espaços para eventos, capacitações, trabalho compartilhado e outras atividades. Desta forma, vai abrigar um hub (centro de inovação) com startups e empresas de vários segmentos.