Artesão inova e faz peças criativas em mosaico, em Itanhaém

Gilson Barreto tem feito várias peças diferenciadas em mosaico para expor e comercializar

6 AGO 2022 • POR Nayara Martins • 08h19
Números de fachadas em residências e peças de boas-vindas, em mosaico, são as mais procuradas pelos clientes, em Itanhaém - Nair Bueno/DL

Há cerca de cinco anos morando na Cidade, Gilson conta que começou a trabalhar com peças em mosaico há cerca de um mês. Ele já atuava com luminárias feitas em cabaças, mas, este ano, decidiu aprender outra forma de artesanato. 

Gilson também é técnico em enfermagem, área onde trabalhou por mais de 25 anos, em São Paulo. 

Leia Também

Coral 'Por todo canto' promove encontros em Itanhaém

Presidente da Câmara de Itanhaém auxilia na prisão de trio suspeito de roubo

Parceria entre Prefeitura de Itanhaém e Estado garante reforma de 200 moradias

Segundo o artesão, ele começou a aprender a técnica em mosaico com uma professora de artesanato aposentada, a dona Cristina, que morava no mesmo bairro em Itanhaém, mas acabou voltando para São Paulo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Aprendi várias técnicas de artesanato e de mosaico com ela, há cerca de quatro anos. Mas comecei a fazer as peças em mosaico para comercializar, há uns 20 dias. Também faço pesquisas para conhecer novos modelos na internet”, completa.

Gilson lembra ainda que alguns amigos já começaram a pedir peças com números de fachadas para as residências. 

“Uma professora da Cidade já havia encomendado uma peça de número para a fachada da casa e, ainda, outro mosaico para o tampo de sua mesa”, frisa.       

Ele esclarece que há inúmeras de possibilidades de modelos das peças, como os números nas fachadas, objetos de decoração interna e externa e vasos para jardins, entre outras.
Entre as peças mais pedidas pelos clientes estão os números nas fachadas e as placas de boas-vindas. 

“Itanhaém por ser uma cidade litorânea e com muitas casas de veraneio, o pessoal gosta de cuidar e deixar a casa mais bonita. É uma peça de decoração que cai bem em qualquer residência”, ressalta.     
Quanto ao material, ele explica que o mosaico é uma arte milenar e surgiu com a sobreposição de pedras com vários tons e cores. 

“Com o passar do tempo foram sendo utilizadas as peças de azulejo e as pastilhas de vidro de várias cores, além de cascas de ovos. Já a montagem do mosaico pode ser feita tanto em uma peça de piso com os números, as placas de boas-vindas podem ser feitas em mdf (médium density fiberboard ou fibras de média densidade), ou em madeira, entre outros materiais”, esclarece.

Divulgação


A ideia do artesão é de, no próximos meses, ampliar e diversificar os modelos das peças em mosaico para divulgar e comercializar ao público. 
Gilson pretende ainda apresentar e expor os seus trabalhos na Casa do Artesão de Itanhaém. Ele já expôs as suas luminárias feitas de cabaça por algum tempo no local. 

O artesão tem feito a divulgação dos trabalhos pelas redes sociais, como pelo Facebook (gilson barreto) e Instagram (@barretobitto). 

Quem se interessar em conhecer melhor as peças em mosaico ou em fazer encomendas podem entrar em contato com o artesão Gilson Barreto pelo WhatsApp (13) 98100.3680.