Professoras-escritoras de São Vicente confirmam presença na Bienal Internacional do Livro

Regina Travassos e Vânia Andrade apresentarão suas obras infantis nos dias 7 e 9 de julho

1 JUL 2022 • POR Da Reportagem • 16h21
Vânia fará tardes de autógrafos nos dias 7 e 9 de julho, a partir das 14h - Divulgação/PMSV

Autoras de livros infantis, duas professoras da rede municipal de São Vicente, Vânia Andrade e Regina Travassos, confirmaram participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que tem início neste sábado (2) e segue até 10 de julho, na Expo Center Norte, na capital paulista. Regina fará a tarde de autógrafos  na quinta-feira (7), em dois horários: às 12h e às 16h. Vânia, por sua vez, marca presença às 14h dos dias 7 e 9.
 
O evento é o maior palco de encontro das principais editoras, celebrando a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. 

“The Happiness Button”

Leia Também

Bairro de Santos é tema de livro de suspense policial: Encruzilhada

Governador anuncia investimento para construir Pronto Socorro em São Vicente

Reflexões da pandemia viram livro nas mãos de escritora vicentina

Vânia fará tardes de autógrafos nos dias 7 e 9 de julho, a partir das 14h. O seu mais recente título, lançado em junho, é “The Happiness Button”, uma versão de sua obra infantil “O Botão da Alegria”. Trata-se de uma  excelente história para as crianças se familiarizarem com a língua inglesa. De forma divertida e interativa, o enredo trabalha com o conceito da escolha, com a reflexão de como o processo de tomada de decisão pode ser desafiador e ao mesmo tempo gratificante. “A leitura leva as crianças a perceberem as emoções com base em suas habilidades, vontades e interesses, tornando-se mais responsáveis no processo de lidar com as adversidades e avaliando cuidadosamente as opções antes de tomar decisões”, comentou a autora. 

“Letrinhas”

Regina estará na Bienal em um único dia, na quinta-feira (7), em dois momentos: às 12h vai autografar “O Mundo das Letrinhas” (2018); e às 16h, o foco será “Sonhando com as Letrinhas” (2021), no estande da editora Autografia. Voltadas para o público infantil, as duas publicações abordam a alfabetização dos pequenos. Na primeira história, o “Mundo das Letrinhas” é atacado por monstros, que ameaçam a vida feliz do planeta. Com o uso das vogais e ajuda do amigo Amor, elas conseguem expulsar os malvados, comprovando que a união faz a força. Na continuação, “Sonhando com as Letrinhas”, a autora traz todo o abecedário, com a ajuda da mente imaginativa, onde a criança, após tomar uma sopa de letrinhas, passa a sonhar com a alfabetização, em uma aventura cheia de aprendizados.  

“São dois momentos que estarei na Bienal, com livros diferentes. Representar São Vicente neste grande evento é um orgulho muito grande, em especial junto com a Vânia Andrade”, comentou Regina, destacando a importância do contato do livro desde cedo. “Minhas histórias são voltadas para os pequenos da educação infantil e 1º ano”, completou Regina, que está produzindo o seu terceiro livro, que falará sobre a junção de letras.

As autoras

Ao longo de sua carreira como pedagoga, dos quais 12 anos dedicados à pré-escola e lidando diretamente com a fase de alfabetização, Maria Regina Araújo Travassos acompanha toda sua trajetória tem formação em piano, Educação Artística, Pedagogia e é pós-graduada em Psicopedagogia. Atualmente é responsável pelas aulas de Pós-Graduação na Educacional Baixada Santista, sendo professora aposentada de Educação Artística da Rede Estadual de São Paulo.  

Vania Andrade nasceu na Bahia. É casada, mãe do Bernard e cursou Pedagogia e Artes Visuais na Baixada Santista. Além de escrever e ilustrar, é professora na rede municipal de São Vicente e vive em busca de formas para incentivar a leitura.