Homem apontado como maior traficante de animais do país é preso em SP

Havia um mandado de prisão em aberto contra ele desde a última terça-feira (14)

21 JUN 2022 • POR Folhapress • 21h04
Jararaca ilhoa - Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um homem procurado por crimes contra o meio ambiente foi preso em São Paulo no último domingo (19). Segundo a Polícia Militar, Daniel Bertoni de Assunção, 39, é considerado "o maior traficante de animais do país".

Havia um mandado de prisão em aberto contra ele desde a última terça-feira (14). A ordem está relacionada a um processo iniciado em 2018, pela exposição e venda de animais.

Leia Também

Câmeras em Santos flagram tráfico na orla e prendem homem

Dupla é presa em flagrante por tráfico de drogas em Cubatão

Operação da PF contra tráfico internacional de drogas no Porto de Santos prende quatro

A reportagem procurou a Defensoria Pública na União, que atuou na defesa dele durante o processo. No entanto, a instituição não se manifestou até a publicação deste texto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No domingo pela manhã, policiais o encontraram na rua José Figliolini, no Jaçanã, zona norte paulistana.

Segundo a PM, Assunção já vinha sendo monitorado e, por isso, uma equipe o procurava pela região.

O processo que resultou na prisão tramitou na 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Assunção foi condenado a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial semiaberto, por vender animais por meio de um perfil no Facebook.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, ele pôs à venda 26 animais silvestres nativos sem permissão ou licença, sendo 13 deles ameaçados de extinção, a exemplo da jararaca-ilhoa.

A exposição na internet de salamantas (jiboias albinas), corujas, saguis, macacos e um filhote de jacaré ocorreu entre 20 de setembro de 2016 e 17 de fevereiro de 2017. Os animais eram anunciados por valores de R$ 400 a R$ 1.200.