NOVA PASTA

Rodrigo Garcia cria nova secretaria em SP e coloca David Uip no comando

Após ter sido coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, médico infectologista irá coordenar políticas na área de pesquisa, ciência e universidades

12 MAI 2022 • POR Gazeta de S. Paulo • 14h45
Rodrigo Garcia (PSDB) e David Uip que vai trabalhar na secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde - Governo de São Paulo

Uma nova secretaria com foco em políticas na área de pesquisa, ciência e universidades foi criada pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira (12).  O anúncio da nova pasta foi feito pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) que, na mesma ocasião, confirmou também o nome que estará à frente da secretaria, o médico infectologista David Uip.

Uip, que trabalhou junto ao Palácio dos Bandeirantes como coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus durante a primeira fase da pandemia, vai chefiar a  secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde após a publicação do decreto de sua nomeação prevista para sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.

Leia Também

Governo avalia ampliar prazo e conceder Porto de Santos por 50 anos

Rodrigo Garcia destina R$ 5 milhões para custeio na Santa Casa de Santos

Governo de SP dá início às obras de acesso ao Jardim Casqueiro em Cubatão

Antes de atuar no governo paulista no Centro de Contingência contra a Covid, David Uip também trabalhou na Saúde de SP durante o período de 2013 a 2018. À época, Geraldo Alckmin estava no comando do Executivo do Estado. O ex-governador paulista trocou neste ano o PSDB pelo PSB depois de 33 anos.

A experiência do infectologista nas ações do governo durante a pandemia deverá ser aproveitada no novo cargo, uma vez que, entre outras responsabilidades, Uip também será cpbrado por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas.

Outras responsabilidades do chefe desta pasta incluem cuidar da integração do governo paulista com o Instituto Butantan, o Instituto de Saúde de SP, a fábrica de medicamentos do governo estadual e as três universidades estaduais: USP, Unicamp e Unesp.

Uma das mudanças destacadas pelo governador Rodrigo Garcia no pronunciamento desta sexta é que o Comitê Científico do Coronavírus não mais estará subordinado à pasta da Saúde, comandada por Jean Gorinchteyn, e passará a responder a essa nova secretaria em São Paulo.

Com a mudança, o Palácio dos Bandeirantes espera desafogar a secretaria da Saúde para que ela cuide de outras prioridades estaduais. O texto conta com informações do "g1". 

O Comitê Científico do Coronavírus deverá ser ampliado, chamando outros pesquisadores para participar da elaboração de políticas públicas estaduais de vigilância epidemiológica. 

A poucos meses das eleições, os anúncios feitos por Garcia soaram com tom de estratégia política, sobretudo por ter colocado frente à nova pasta um nome conhecido pelo eleitorado e respeitado no meio científico. Rodrigo Garcia é candidato a reeleição em 2022.