Rota vai reforçar segurança após tragédia da Praça 14 Bis, em Guarujá

Mulher morreu após ser atingida por disparos no confronto entre criminosos e Polícia Militar

6 MAI 2022 • POR • 18h40

Governo do Estado resolveu enviar 10 equipes das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) para atuar 24 horas em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho.

A ação integra o conjunto de estratégias previsto na Operação Maré Alta, organizada pela Polícia Militar, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Força Tarefa Municipal. A Cidade ganhará apoio especializado das equipes de inteligência e a do Comando de Policiamento de Choque – em cuja estrutura está a Rota, além do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP). 

Leia Também

Mulher morre ao ser atingida por disparos durante confronto entre a PM e criminosos, em Guarujá

Imagens mostram ação simultânea de criminosos em Guarujá; veja vídeo

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Tudo ocorreu por conta da tragédia que interrompeu o lançamento oficial Operação Pronta Resposta, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, quando, a cerca de 20 metros do local do evento, uma mulher morreu após ser atingida por disparos no confronto entre criminosos e a Polícia Militar (PM). Quatro homens foram presos.

A Reportagem do Diário estava presente no momento da tragédia. Por volta das 9h45 de hoje (6), os bandidos, dentro de um pálio preto com a placa com o último número adulterado, vinham sendo perseguidos desde um assalto no supermercado Extra localizado a dois quilômetros da praça. 

Assim que soube da ocorrência, o efetivo da PM que iria participar da solenidade saiu também na perseguição dos marginais, que depois de tentarem escapar do cerco, bateram o carro na ilha de pedestre que divide as avenidas Guilherme Guinle Thiago Ferreira, no Paecara. 

A troca de tiro foi intensa e obrigou a dezenas de pessoas a se abrigarem como podiam para não serem atingidas. A mulher foi alvejada na ilha e o marido saiu ileso. Os quatro bandidos saíram do carro e deitaram no chão em rendimento após a troca de tiros. A viatura I-21500, placa EXE 5381 da PM foi atingida. O cheiro de pólvora ficou minutos no ar. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Os paramédicos ficaram quase 40 minutos tentando salvar a mulher atingida. Familiares dela foram chegando e se solidarizando com o marido que custou a acreditar no ocorrido. O corpo só foi retirado às 11h30, após a área isolada por fitas zebradas ser periciada pela Polícia Civil.  

A Operação Pronta Resposta está sendo desenvolvida, desde da última quinta-feira (5), pelo 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) em parceria com a Prefeitura, por meio da Força Tarefa Municipal e Guarda Civil Municipal (GCM). Foi criada com o objetivo de reforçar o patrulhamento preventivo e ostensivo, em especial na região comercial do Distrito. Hoje seriam apresentados 17 oficialmente novos agentes da GCM treinados e formados pelo Município.