Cultura

Guarujá lança Programa de Incentivo Fiscal para apoiar projetos artísticos e culturais

Pessoas físicas ou jurídicas poderão subsidiar ações na Cidade por meio do Promicult; previsão da Secretaria de Cultura (Secult) é que sejam aplicados cerca de R$ 1 milhão na execução dos projetos

5 MAI 2022 • POR • 12h20
A ferramenta facilitadora tem como objetivo captar e canalizar recursos públicos e privados - Foto: Prefeitura de Guarujá

Os projetos culturais e artísticos de Guarujá poderão agora ser patrocinados por empresas ou pessoas físicas. Isso será possível graças ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), que foi instituído por meio da lei municipal 5.010 e publicada no Diário Oficial do Município, no último dia 30 de abril.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Prefeitura se reúne com autoridades civis e militares para discutir reforço da segurança em Guarujá

Corpo de homem é encontrado com braços e pernas amarrados e marcas de tiros em Guarujá

Mulher é acusada por vizinho de vir ao Guarujá para matar gatos de prédio

A ferramenta facilitadora tem como objetivo captar e canalizar recursos públicos e privados, provenientes tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, para as ações culturais da Cidade. Com isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), estima que sejam investidos aproximadamente R$ 1 milhão.

E para sua implementação, a Prefeitura emitirá certificados de incentivo fiscal de Apoio à Cultura para a execução de projetos artísticos e culturais (CIFAC), aos futuros patrocinadores. Em caso de pessoa física, o montante a ser destinado não poderá ultrapassar 0,2% de arrecadação anual do IPTU; e para pessoas jurídicas, o valor é de até 1% da receita anual do ISS ou ISSQN.

Os titulares dos certificados poderão utilizá-lo no pagamento do IPTU ou ISS/ISSQN, já que o documento será emitido pelo valor nominal correspondente ao montante do patrimônio ou serviço integralmente transferido pelo patrocinador, com limite de até 40% do imposto devido.

Por meio do Promicult poderão ser abarcados projetos relacionados a artes plástica, visuais, urbanas e design; artesanato; audiovisual; bibliotecas e centros culturais; circo; cultura popular; dança; eventos populares, carnavalescos; hip hop; literatura; museu; música; novas tecnologias para arte e cultura; patrimônio histórico e artístico; residência, pesquisa e documentação  e teatro.

O Promicult possibilitará ainda aumentar a capacidade de investimento, o fomento de pesquisas, formações, preservação, manutenção de espaços culturais, entre outros. Válido por dois anos, o certificado viabilizará o custo de 100% do projeto. As ações incentivadas serão monitoradas e acompanhadas por uma Comissão Interdisciplinar de Avaliação e Concessão do Promicult.  

Segundo explica o secretário de Cultura de Guarujá, Renato Pietropaolo, o Promicult será uma excelente ação para a cultura no Município. "Certamente é uma grande conquista, fruto de uma luta de anos, que vai incentivar ainda mais a arte em nossa Cidade".