APÓS FALAS SEXISTAS

Conselho de Ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val

Agora, a decisão do Conselho de Ética precisa ser confirmada pelos deputados da Alesp para o deputado perder o cargo em definitivo

12 ABR 2022 • POR Bruno Hoffmann • 17h36
Arthur do Val - Reprodução/Twitter

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade na tarde desta terça-feira pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar, após uma série de falas sexistas sobre refugiadas ucranianas.

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país.

Leia Também

Justiça de SP nega liminar e mantém julgamento de Arthur do Val na Alesp

Um grupo de militantes do MBL (Movimento Brasil Livre) foi à Alesp nesta terça para se opor à cassação do parlamentar. Por outro lado, mulheres ucranianas também estavam no local para exigir a punição do deputado.

Arthur do Val se disse arrepedindo pelas falas, ma afirmou que estava sendo perseguido pelos colegas.

"Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes", disse Arthur do Val.

Agora, a decisão do Conselho de Ética precisa ser confirmada pelos deputados da Alesp, em maioria simples, para o deputado perder o cargo em definitivo. Ainda não há data para essa votação.