X

Mamãe Falei

Justiça de SP nega liminar e mantém julgamento de Arthur do Val na Alesp

Pedido de cassação de seu mandato, devido áudios sexistas enviados por ele sobre mulheres ucranianas, deve ser analisado pela Casa na terça

Da Folhapress

Publicado em 11/04/2022 às 13:20

Atualizado em 11/04/2022 às 14:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arthur do Val / Reprodução/Twitter

O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) negou pedido de liminar e manteve o julgamento do deputado estadual Arthur do Val na Alesp (Assemblei Legislativa do Estado de São Paulo). Do Val, que também é conhecido como Mamãe Falei, solicitava a suspensão de processo no Conselho de Ética. O pedido de cassação de seu mandato, devido áudios sexistas enviados por ele sobre mulheres ucranianas, deve ser analisado pela Casa amanhã.

Apesar de negar a liminar ao deputado, a Justiça determinou o prazo de dez dias a presidente do Conselho de Ética para dar mais informações.

Em março, depois de viajar à fronteira da Ucrânia para, segundo ele, prestar apoio aos refugiados que saem do país após os bombardeios da Rússia, Arthur do Val disse em áudio que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres". Ele reconhece as frases como "repulsivas" e "grotescas", mas a defesa alega que o parlamentar enviou os áudios a grupos privados, que estava licenciado do cargo e em outro país.

O caso gerou repercussão negativa não só no Brasil, mas também no exterior. Vários parlamentares então entraram com pedidos de cassação do mandato do colega.

O pedido de cassação foi defendido em relatório enviado na semana passada pelo deputado estadual Delegado Olim (PP-SP) ao Conselho de Ética da Alesp. Em seu parecer, Olim rebateu alegações da defesa de Arthur e ressaltou que ele é "reincidente em faltas disciplinares". Em reação, do Val convocou a militância a acompanhá-lo até a Alesp no dia da análise do processo.

Arthur do Val chegou a pedir judicialmente ao Conselho de Ética, na última terça-feira (5), que fosse realizada uma perícia nos áudios vazados - para identificar se houve edição ou alteração-, mas a solicitação foi negada. Além do próprio parlamentar, a sua ex-namorada, Giulia Blagitz, prestou depoimento ao conselho e confirmou que os áudios eram de Mamãe Falei.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter