Procon-SP pede esclarecimentos ao BC sobre dados de chaves Pix vazados

A ocorrência do incidente na segurança foi anunciada na sexta-feira (21)

24 JAN 2022 • POR • 09h43
Já é o segundo incidente em menos de seis meses - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Procon-SP encaminhou nesta segunda-feira (24) um ofício ao Banco Central em que pede esclarecimentos sobre o vazamento de dados pessoais de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento.

A ocorrência do incidente na segurança foi anunciada na sexta-feira (21). De acordo com uma nota do BC, entre os dados potencialmente expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência e conta de 160.147 chaves Pix.

Leia Também

BC comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Novo golpe usa QR Code do Pix em boleto falso

Trio mantém turistas reféns e faz transferências por Pix em Bertioga

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O episódio ocorreu entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

A autoridade monetária também informou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário.

No ofício, o Procon-SP pede que o BC informe qual a relação jurídica que mantém com a empresa e quantos usuários no estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento.

Além disso, a entidade também questiona se já há registro de prejuízos sofridos em razão do ocorrido e qual plano de ação será adotado pelo BC para evitar a utilização indevida dos dados vazados.

Este não é o primeiro caso do tipo. Em setembro do ano passado, o BC informou vazamento de dados de chaves Pix sob a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe).