AVANÇOU

PPI: leilão do túnel entre Santos e Guarujá será no 2º semestre

PPI publica no DOU resolução favorável à qualificação dos estudos para obra. Túnel imerso resolve gargalo histórico de mobilidade urbana na região e fomenta novos negócios no Porto de Santos

21 JAN 2022 • POR Da Reportagem • 07h00
Os estudos serão submetidos à deliberação do presidente da República para qualificação no âmbito do Programa - Reprodução

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a qualificação dos estudos para implantação e exploração da ligação seca entre Santos e Guarujá, com a construção do túnel imerso localizado na área da poligonal do Porto de Santos. Nesta quinta-feira (20), a Resolução foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com documento do PPI, os estudos serão finalizados até março de 2022 e o leilão para a obra ocorrerá no segundo semestre.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Governo acena com interesse em viabilizar túnel submerso entre Santos e Guarujá

PPI qualifica novos terminais portuários e estudos para túnel no Porto de Santos

Ministério da Infraestrutura reafirma compromisso em construir túnel entre Santos e Guarujá

Os estudos serão submetidos à deliberação do presidente da República para qualificação no âmbito do Programa. A ligação seca entre os municípios é uma antiga reivindicação da população da Baixada Santista com impactos positivos na economia nacional com o desenvolvimento dos negócios no Porto de Santos e na melhoria da qualidade de vida nos municípios com avanço da mobilidade urbana.

Segundo Casemiro Tércio Carvalho, engenheiro naval e porta-voz da Campanha Vou de Túnel, movimento de empresas e sociedade civil em prol da construção da obra, a resolução do PPI é mais um passo importante para que o túnel saia do papel. “A ligação seca é um pleito centenário da população da Baixada Santista. A definição de prazos para os estudos e para a realização do leilão é fundamental para o encaminhamento dessa obra estratégica tanto para o Porto de Santos, quanto para a comunidade da Baixada Santista”, define. 

O Governo Federal sinaliza apoio à construção do túnel como alternativa economicamente viável e a única que atende as demandas da população e do Porto de Santos. Recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmaram presença no 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, que será realizado no dia 11 de março, em Santos. O evento, organizado pela Campanha Vou de Túnel, reunirá especialistas e autoridades das esferas Municipal, Estadual e Federal para apresentar os benefícios do projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá.