Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo no Rio Santo Amaro

Iniciativa do Instituto Gremar e do Iate Clube de Santos promoveram a limpeza no último fim de semana

17 JAN 2022 • POR Da Reportagem • 13h43
Mutirão de limpeza no Rio Santo Amaro, em Guarujá, recolheu mais de uma tonelada de lixo - Divulgação

Mais de uma tonelada de lixo foi recolhida no 1º Mutirão de Limpeza do Rio Santo Amaro, no Guarujá. A ação foi organizada pelo Instituto Gremar, com o apoio do Iate Clube de Santos, e contou com a participação de voluntários embarcados (canoas, caiaques, stand-ups) inscritos previamente, na manhã de sábado (15/1), Dia de Santo Amaro, padroeiro do município.

Em três horas de coleta, tanto no leito quanto nas margens do rio, o total de materiais retirados foi de 1.008 kg. Este montante inclui grande diversidade de itens, entre os quais resíduos de pneus, brinquedos, roupas, calçados, produtos de higiene, embalagens plásticas, além de um trocador de fraldas e um contentor de óleo, entre outros objetos.

Leia Também

Pesquisadora garante que quase 100% do lixo pode ser transformado em combustível

Sabesp retira 3 mil toneladas de lixo do esgoto da Baixada Santista

A preservação da área do estuário das cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente e Cubatão é o foco do projeto "Maré Mangue", lançado pelo Gremar em 2021. Desde então, além do resgate de animais debilitados e levantamento de espécies presentes no ecossistema, a região é regularmente analisada quanto ao seu status de saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os mutirões de limpeza, por sua vez, são um importante momento de sensibilização e conscientização não só para os participantes, mas também para toda população da região, que é impactada pela quantidade de resíduos retirados em poucas horas. 

Ao final do evento, após a pesagem e triagem no Iate Clube, o material foi dividido em caçambas para que pudesse ser destinado à empresa de coleta de lixo comum do município.

O Instituto Gremar forneceu equipamentos de proteção individual (EPI) para os voluntários realizarem a coleta, além de frutas e água potável. O evento seguiu todos os protocolos de segurança contra a COVID/19.