Saúde

Mutirão vistoria mais de 3.200 imóveis e elimina 130 focos com larvas do Aedes em Santos

O próximo bairro a receber a equipe será o Embaré, na próxima quarta-feira (19). Depois, as vistorias ocorrem na Pompeia e José Menino (25 de janeiro), Gonzaga (2 de fevereiro), Ponta da Praia (9 de fevereiro), Castelo (16 de fevereiro) e Areia Branca (23

13 JAN 2022 • POR DA REPORTAGEM • 09h55
No ano passado, a Região passou por uma epidemia, sendo registrados 7.315 casos de chikungunya e 5.169 de dengue em Santos - Divulgação/ Prefeitura Municipal de Santos

A equipe da Secretaria de Saúde de Santos eliminou 130 focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, nesta quarta (12), durante mutirão realizado no bairro Boqueirão. A ação, que reuniu 87 agentes de combate às endemias e 24 funcionários da Terracom, vistoriou 3.227 imóveis.

Durante as visitas, os pontos de criadouros encontrados foram ralos internos, ralos externos, poça d'água no subsolo, regador, baldes, latas, bandeja de ar-condicionado, pratos de vaso de plantas, caixa d'água, bromélias e piscinas.

Leia Também

Patati marca, Santos vence Chapadinha-MA e avança à 3ª Fase da Copinha

Marinho reforça treinos do Santos após se curar da covid-19: 'Novo e zerado'

Moradores dos morros de Santos podem participar de curso de prevenção da Defesa Civil

De acordo com a chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, para evitar que os ralos se tornem criadouros do Aedes aegypti, basta jogar cloro, água sanitária ou sal grosso uma vez por semana. "Também é importante escovar as laterais do ralo porque é o local onde a fêmea do mosquito deposita os ovos".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Favoreto lembra que, no ano passado, a Região passou por uma epidemia, sendo registrados 7.315 casos de chikungunya e 5.169 de dengue em Santos. "Nosso objetivo é conscientizar e informar sobre a importância da prevenção. Essa é a melhor maneira de combater essas doenças", ressalta.

Além de visitar imóveis residenciais e comerciais, vistoriando e prestando orientações, a equipe também agiu nas praças públicas, eliminando possíveis criadouros em acúmulo de água.

O lojista Túlio Andrade elogiou a iniciativa. "Gostei de ver a equipe agindo e das informações que recebi".

CRONOGRAMA

Neste ano, além do bairro Boqueirão, a Prefeitura de Santos já realizou mutirão no bairro Aparecida, no último dia 5, quando 60 focos do mosquito foram eliminados.

O próximo bairro a receber a equipe será o Embaré, na próxima quarta-feira (19). Depois, as vistorias ocorrem na Pompeia e José Menino (25 de janeiro), Gonzaga (2 de fevereiro), Ponta da Praia (9 de fevereiro), Castelo (16 de fevereiro) e Areia Branca (23 de fevereiro).

Ana Paula explica que os bairros da orla necessitam de maior atenção durante o verão, principalmente por possuírem muitos imóveis que só são utilizados na temporada. Já os bairros da Zona Noroeste vão receber a visita por serem populosos.