Novo estudo americano diz que mar avançará sobre Santos e Guarujá e divulga imagem

O intuito da publicação não é causar pânico na população, mas sim conscientizar as pessoas e autoridades de que o fenômeno do aquecimento global, ao contrário do que dizem os negacionistas, está acontecendo

14 NOV 2021 • POR • 12h00
À direita Santos, hoje. À esquerda, no futuro, se nada for feito para frear o aquecimento global. - Divulgação/Climate Central

O Climate Central, uma organização americana de jornalistas e cientistas que estuda as mudanças climáticas no planeta, publicou um recente estudo na revista Environmental Research Letters onde diz que, se nada for feito referente ao aquecimento global a curto, médio e longo prazo, cidades costeiras espalhadas pelo mundo sofrerão consequências gravíssimas com o aumento do nível dos oceanos. Santos e Guarujá, por exemplo, fazem parte delas.

O intuito da publicação não é causar pânico na população, mas sim conscientizar as pessoas e autoridades de que o fenômeno do aquecimento global, ao contrário do que dizem os negacionistas, está acontecendo e já tem alterado o clima em diversos pontos do mundo, com frios fora de época e recordes de calor em lugares que, antes, não registravam temperaturas tão altas.

Leia Também

2021: Nível do mar está subindo além do previsto e Baixada Santista pode sofrer consequências

Aumento do nível dos oceanos pode colocar Santos em estado de evacuação, diz estudo

A organização cita que, em um cenário onde nenhuma medida venha a ser tomada, a temperatura na Terra aumentará até 4º, o que fará com que cerca de 1 bilhão de pessoas - 15% da população mundial - precise deixar suas casas devido as inundações. Todas que residem em cidades costeiras, como é o caso da nossa Região.

Não é preciso dizer se isso ocorrerá daqui a 50, 200 ou 500 anos, por exemplo. Porém, o aumento do nível do mar já é uma realidade e medidas de preservação do planeta precisam ser urgentemente aplicadas.

É esperar para ver o que vai acontecer ou é melhor fazermos algo, todos, desde já?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.