Escola Primeiro de Maio terá vestibulinho em 2022

Alívio: nos últimos dias, muitos professores, alunos e trabalhadores da Educação estavam apreensivos

5 NOV 2021 • POR • 08h00
Alunos do Primeiro de Maio fizeram manifestações para manter o vestibulinho para os cursos profissionalizantes em 2022 - Marcos Miguel França/Divulgação

A Escola Primeiro de Maio vai realizar processo seletivo (vestibulinho) para os cursos profissionalizantes em 2022. Informação foi confirmada ontem pela Prefeitura de Guarujá, após reunião realizada na noite da última quarta-feira (3) com uma comissão de alunos e professores da escola, representantes da Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc). As datas das provas serão anunciadas nas próximas semanas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Leia Também

Guarujá planeja ampliação de cursos profissionalizantes em escola municipal

Black Friday: Guarujá inicia levantamento de preços para evitar fraudes

Jack Sparrow, é você? Sofá misterioso aparece na beira do mar em praia isolada de Guarujá

Na ocasião, também foi abordada a criação de uma Fundação Municipal de Desenvolvimento e Ensino Técnico para gestão da unidade, visando adequá-la para ampliação de novas vagas e cursos profissionalizantes.

No entanto, para a realização do vestibulinho, existe a necessidade de realinhar os cursos já oferecidos pela escola e, neste sentido, foi realizada uma reunião para analisar a proposta do plano apresentado pelos professores. A finalidade do encontro foi definir quais cursos serão mantidos, bem como quantas classes e número de vagas.

O plano de curso sugerido pelo corpo docente da Escola 1º de Maio foi avaliado e reencaminhado à unidade de ensino no último dia 27, com apontamentos e correções necessárias.

De acordo com a secretária de Educação de Guarujá, Renata Souza, tudo vem sendo discutido com os professores na mais absoluta transparência.

"Esta é uma possibilidade real em análise. E para que ela saia do papel da melhor forma possível, estamos dialogando com os coordenadores dos cursos para saber quais os anseios e reais necessidades desta modalidade, de modo que possamos avançar no ensino profissionalizante da Cidade, que seguirá existindo e ampliará a oferta de vagas", explica.

A criação da Fundação terá como objetivo proporcionar um ensino com mais qualidade, em um ambiente melhor estruturado, garantindo a subsistência da educação, com o oferecimento de novas vagas e novos cursos.

A Escola Municipal 1º de Maio tem quase 40 anos de existência, sendo uma das unidades mais antigas da rede municipal de ensino.

Além do ensino fundamental II (6° ao 9° ano), conta com os seguintes cursos técnicos: Química, Meio Ambiente, Contabilidade, Administração e Mecânica.

Hoje, são cerca de mil alunos matriculados, em ambos os níveis de ensino. Atualmente, 16 professores atuam no ensino profissionalizante da referida unidade.