Aniversário de Paulo Gustavo é declarado Dia do Humor no Rio de Janeiro

Comemoração no dia 30 de outubro não só homenageia o ator, que faleceu devido a complicações provocadas pela Covid-19, mas também todos os artistas do gênero no país

26 OUT 2021 • POR Gazeta de S. Paulo • 22h50
O ator Paulo Gustavo morreu em maio, aos 42 anos, vítima de covid-19 - Divulgação

O aniversário do falecido ator e humorista Paulo Gustavo, no dia 30 de outubro, agora é oficialmente o Dia do Humor no Rio de Janeiro. A sanção do governador Cláudio Castro à Lei 9440 de 2021, que conta com a nova data comemorativa no calendário oficial do estado, foi publicada nesta terça-feira (26) pelo Diário Oficial.

A lei de autoria do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), não só homenageia o ator, que fez história na TV e no cinema, tornando-se referência do humor, - e que infelizmente faleceu no dia 4 de maio deste ano, aos 42 anos, devido a complicações provocadas pela Covid-19 - mas também agracia todos os artistas do gênero no país.

Leia Também

Mario Frias diz que Lei Paulo Gustavo, adiada, transforma governo em caixa eletrônico

Marcelo Adnet homenageia Paulo Gustavo com samba-enredo para Carnaval 2022

“Nosso objetivo é eternizá-lo no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro e promover uma celebração ao ato de fazer rir, reconhecendo a importância que a comédia tem na vida dos cidadãos fluminenses e a sua potência para transformar o mundo e as pessoas para melhor. A empatia e o carinho que conquistou do público também promoveram o combate à discriminação, já que Paulo conseguia por meio de humor e do riso levar uma mensagem de tolerância e respeito”, declarou Ceciliano.

O texto diz ainda que, na data, “o mau humor fica banido no Estado do Rio de Janeiro” e lembra que Paulo Gustavo imortalizou a frase: “Rir é um ato de resistência”.