Praia Grande: Alunos voltam às salas em 3ª fase do Plano de Retomada das Aulas

Apesar da nova fase, o retorno não é obrigatório

5 OUT 2021 • POR • 11h10
Os pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas - Felipe França / Prefeitura Municipal de PG

A Secretaria de Educação (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (4),  à 3ª fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais. Foi o primeiro dia com 100% da capacidade de alunos nas 77 escolas da rede municipal.

Apesar da nova fase, o retorno não é obrigatório. Os pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros em levar as crianças, podem optar por permanecer com as atividades remotas.

Leia Também

Escola tem aulas presenciais suspensas por casos de Covid-19 em Guarujá

SV: Ensino fundamental inicia volta às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

Desta forma, as  aulas presenciais vão acontecer quatro vezes na semana. No quinto dia,  os professores atenderão aos alunos que continuam a acompanhar as  atividades de forma remota.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com o avanço para nova etapa, a Secretaria de Educação retorna com o  período de quatro horas aula para turmas de Infantil I e II, Ensino  Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a creche  funcionará no período parcial de 5 horas e também 4 dias, para  garantir a higienização.

O retorno das atividades de Complementação Educacional também é  destaque nessa fase do plano de retomada. O uso das quadras esportivas  será permitido para a realização das aulas de educação física, com  todos os cuidados tomados pelos professores durante as atividades.  Entretanto, eventos escolares que promovam aglomeração ainda continuam  suspensos.

A retomada das aulas presenciais se faz necessária por diversos  motivos. “Entendemos que os pais pediram essa retomada, mesmo sendo  quatro dias na semana e um dia remoto. A volta dessa rotina é  importante porque o aluno tem a necessidade de estar dentro da sala,  de interagir com os colegas e professores; isso é primordial para o  psicológico tanto dos alunos como dos professores”, afirmou a  subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira.

CUIDADOS.
Com o retorno da capacidade total de alunos,  os cuidados com os protocolos de biossegurança redobraram, a fim de  proporcionar um ambiente mais seguro para crianças e docentes. “Com  essa retomada, redobramos os cuidados com os protocolos de segurança  que começam desde a entrada da escola, dentro das salas de aula e nos  corredores, com a disponibilização de álcool em gel; procuramos também  manter o distanciamento entre os alunos nas salas e na hora da  alimentação, e reforçar o uso de máscara da forma adequada”, explicou  Marilena.