Comunidade busca doações para transformar container em biblioteca

Iniciativa dos moradores do bairro Caminho de Pilões busca agora recursos para obra do espaço cultural

27 SET 2021 • POR • 13h40
A meta do projeto é arrecadar R$ 46 mil para finalizar o processo de construção da Biblioteca - Divulgação

A futura Biblioteca de Pilões, idealizada pela comunidade local com apoio de pessoas físicas e organizações como o Instituto Elos, está arrecadando doações para a finalização do projeto. O apoio pode ser realizado por meio do site do projeto e é possível doar qualquer valor. A biblioteca será montada em um container, que também servirá como espaço cultural comunitário. A meta do projeto é arrecadar R$ 46 mil para finalizar o processo de construção da Biblioteca.

Cercado por grandes empresas em uma área de preservação ambiental, o bairro Caminho de Pilões possui cerca de 500 famílias, totalizando quase 2 mil moradores, e segue lutando por melhorias em sua infraestrutura básica. Até o momento, a Biblioteca já conseguiu por meio de doações e apoios o container e sua pintura, estantes para os livros, notebook, o projeto de arquitetura, sistema de gestão e mais de 2.000 livros que farão parte do acervo.

Leia Também

Escritor de Santos relança livro para debater educação nacional

Guarujá entrega mais uma biblioteca com gibiteca na rede municipal de ensino

"Graças à mobilização da comunidade, a biblioteca já conta com muitos apoios. Um deles é da juíza Samantha Mello, que ajudou a impulsionar a ação e mobilizar os recursos. Também tem a parceria de longa data do Instituto Elos, que oferece assessoria técnica e apoia com a Metodologia Elos a partir de um processo participativo que conta com horas de mentoria, facilitação de reuniões e do mutirão comunitário", conta Mariana Gauche Motta, gestora do Instituto Elos.

"Qualquer comunidade ficaria feliz em conseguir realizar um sonho como esse: um espaço de leitura para os nossos jovens no meio da natureza. Com certeza vamos ajudar muito as novas gerações da nossa comunidade, que poderão ter acesso à cultura por meio da biblioteca", comemora Manoel Clovis de Oliveira, conhecido como Cotia, liderança comunitária.

Para apoiar a Biblioteca de outras formas, é possível entrar em contato pelo e-mail bruna@institutoelos.org ou pelo telefone (11) 97456-1212.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Histórico de mobilização popular

Pilões recebeu em 2018 uma edição do programa Guerreiros Sem Armas do Instituto Elos, organização especialista em tecnologias sociais que atua há 20 anos para promover transformações positivas em comunidades por meio de formação de lideranças e transformação social.

Depois do programa, muitas iniciativas comunitárias aconteceram no local, como a Horta Bons Frutos, uma horta comunitária gerida por uma rede de mulheres empreendedoras, e um espaço de lazer. Por se tratar de um bairro relativamente distante do centro da cidade, a população sonha com atividades de lazer e equipamentos culturais e esportivos que possam beneficiar especialmente crianças, jovens e idosos.