Ressaca pode ocasionar ondas de até 3,5 metros e ventos de 60 km/h na Baixada Santista

Apesar de uma segunda-feira (20) atípica e com calor mais intenso, a chegada da primavera, marcada para esta quarta (22), deverá contar com temperaturas mais baixas

20 SET 2021 • POR • 19h00
A Marinha do Brasil emitiu um alerta neste domingo (19) para uma ressaca marítima que se forma no litoral paulista - NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

A Marinha do Brasil emitiu um alerta neste domingo (19) para uma ressaca marítima que se forma no litoral paulista a partir desta terça-feira (21). As fortes ondas, que poderão atingir uma altura média entre 2,5 metros e 3,5 metros, devem vir acompanhadas de rajadas de vento de direção leste a nordeste de até 60 km/h.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também reforçou o anúncio e pediu alerta entre terça e quinta (23). Em nota, o órgão estadual diz que os eventos "são relativamente comuns, principalmente quando temos sistemas meteorológicos atuando no litoral brasileiro, que geram ventos e rajadas intensas e acabam afetando a superfície do oceano".

Leia Também

Vai esfriar! Primavera chega com clima gélido e chuva na Baixada Santista

Pandemia: paulistanos abandonam a capital para morar no litoral

Além disso, neste tipo de situação, ações são recomendadas para que sejam evitadas algumas práticas, tais como a navegação, pesca, banhar-se no mar, esportes náuticos, além de caminhar ou pedalar em áreas mais vulneráveis da encosta, pois há condição para geração de transtornos em pontos isolados.

Segundo o Climatempo, uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, avança pelo sudeste do país nesta terça, o que deve fazer com que o mar fique agitado. Este sistema também será o responsável por aumentar a quantidade de nuvens no sul e leste do estado.

Apesar de uma segunda-feira (20) atípica e com calor mais intenso do que de costume, a chegada da primavera, marcada para esta quarta-feira (22), deverá contar com temperaturas mais baixas, com cara de inverno, e chuva em alguns pontos da Baixada Santista.