Prefeito reúne forças de segurança para intensificar patrulhamento preventivo

Serão realizadas rondas periódicas, a fim de garantir o ordenamento e coibir pequenos delitos. Além disso, a Cidade vai receber reforço policial e o retorno das operações de fiscalização integradas nos feriados

25 AGO 2021 • POR • 17h16
Prefeito de Guarujá, Válter Suman, se reuniu representantes das forças de segurança pública da Cidade - Helder Lima/PMG

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, reuniu representantes das forças de segurança pública da Cidade, na manhã desta quarta-feira (25), no Paço Municipal Moacir dos Santos (Santo Antônio), para traçar estratégias para o próximo final de semana e para o feriado prolongado de 7 de setembro. O objetivo é intensificar o patrulhamento preventivo, que durante os feriados, receberá o reforço de soldados do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), do Policiamento de Choque e de policiais em formação.

Com o fim das restrições do Plano São Paulo, a Cidade tem recebido um grande fluxo de turistas. Só no último final de semana, mais de 50 mil veículos desceram a serra em direção a Guarujá.

Leia Também

Nova passarela no canal 4, em Santos, garantirá mais segurança aos pedestres

Prefeitura reforça sinalização e segurança na Ponte dos Barreiros

Bertioga: Central de monitoramento é reestruturada para oferecer mais segurança

Dentre as ações discutidas está o patrulhamento preventivo, que será intensificado na Cidade. Haverá também o retorno das operações integradas – patrulhamento, comércio, trânsito, posturas e perturbação de sossego – nos feriados prolongados. Serão realizadas rondas periódicas e abordagens, a fim de garantir o ordenamento e coibir os pequenos delitos tanto na orla da Cidade como em pontos de grande fluxo.

A Prefeitura também está em processo de renovação do convênio da Operação Delegada, para que agentes voluntários da Polícia Militar reforcem o policiamento na Cidade durante suas folgas.

Representatividade

A reunião contou com as presenças do delegado titular da Cidade, Sérgio Lemos Nassur; o subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (21º BPM/I), Major Michael Douglas Morais; o comandante do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, Tenente Coronel PM Rinaldo de Araújo Monteiro; o titular da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Luiz Cláudio Venâncio Alves, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Luiz Carlos Mariano, e diretores da Sedecon.

"Não existe turismo sem segurança, por isso não temos medido esforços para equipar e capacitar nossos profissionais, bem como dialogar com todos os setores da segurança para o enfrentamento à criminalidade. Já superamos grandes desafios e vamos seguir trabalhando para garantir a tranquilidade de todos", afirmou Suman.

Subcomandante do 21º BPM/I, major Michael Douglas Morais, afirmou que durante os feriados a Cidade vai receber o reforço de policiais do curso de formação de soldados, do BAEP, do Policiamento de Choque, além de efetivo administrativo.

O delegado titular de Guarujá, Sérgio Lemos Nassur, frisou a importância da presença dos policiais e guardas nas ruas. "O patrulhamento preventivo é fundamental. Além de garantir a sensação de segurança, gera a prisão em flagrante e o esclarecimentos de outros crimes", colocou.

Investimento

A Prefeitura tem investido em segurança. Após 10 anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) ganhou o reforço de 54 agentes, totalizando 339.

Guarujá também regulamentou, em 2019, o uso de armas de fogo pela GCM. Ao todo, 196 agentes foram treinados e nos últimos quatro anos, foram adquiridos, além de armamento, equipamentos, novas viaturas, uniformes e novas câmeras de monitoramento. São mais 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos, e outras 75 distribuídas pelas orlas das praias, Centro, áreas comerciais de Vicente de Carvalho e Morrinhos.

A iluminação pública é outro ponto essencial para combate da criminalidade. Nos últimos quatro anos, mais de 18 mil pontos de luz com lâmpadas de LED foram instalados na Cidade, tecnologia que ilumina mais e consome menos energia, em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio.