Em operação, CPFL acha 'gato' de energia em comércio de Praia Grande

Com o objetivo de coibir a prática criminosa de fraude e furto de energia, a ação contou com apoio de três equipes da CPFL e outras três da Polícia Civil

4 MAI 2021 • POR • 11h25
Ação da CPFL culminou com localização de 'gato' de energia elétrica em Praia Grande - Divulgação / CPFL

 A CPFL Piratininga realizou ontem, 03, uma operação de combate a fraudes e furtos de energia em comércios de Praia Grande. A ação inspecionou cinco comércios com mandado judicial nos bairros Vila Mirim, Boqueirão e Jardim Samambaia, e constatou fraude em restaurante. A companhia realizou o Boletim de Ocorrência e o proprietário foi encaminhado à delegacia.  Além disso, o proprietário precisará quitar seus débitos com juros e correções monetárias para que a energia seja restabelecida.

A CPFL Piratininga e Polícia Civil atuam constantemente para inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras de todos os bairros das cidades. O objetivo é coibir a prática de fraudes e furtos, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.

Leia Também

Comércios da Zona Noroeste de Santos são autuados por fazerem 'gatos'

2020: CPFL achou 9,7 mil 'gatos' na Baixada Santista; PG e SV foram campeãs de fraudes

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas "perdas comerciais", como são denominadas as irregularidades.

"Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento", explica um dos supervisores de Recuperação de Energia da CPFL Piratininga.

Consumidores que fazem 'gato', além de praticarem crime, também estão colocando as suas vidas e da população em risco. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

MAIS FISCALIZAÇÃO.
Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma absolutamente segura e sigilosa, para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site, pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Além disso, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra este tipo de delito em todos os municípios atendidos. A assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL é fruto de novas tecnologias adotadas em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, a companhia também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.