Alunos e famílias de Santos podem opinar sobre volta às aulas presenciais

Secretaria lança pesquisa de opinião sobre a retomada das aulas presenciais

2 AGO 2020 • POR • 15h30
Segurança de alunos e profissionais é tema de discussão - DIVULGAÇÃO

Famílias dos alunos da rede municipal e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar desde ontem (1) da pesquisa de opinião sobre a possível retomada gradual das aulas presenciais. O questionário está disponível no Santos Portal até 10 de agosto. 

Os resultados serão utilizados para reforçar os estudos do planejamento de retorno das atividades presenciais das escolas. O público-alvo da consulta encontrará perguntas como ‘O quanto você se sente seguro em levar seu filho para a escola, caso as aulas voltem presencialmente a partir de 9 de setembro?’ e ‘Qual o grau de importância da descoberta e distribuição da vacina contra covid-19 para o retorno às aulas presenciais?’, dentre outras indagações. 

Leia Também

Escolas de São Vicente podem ter ‘dois anos em um’ em 2021, diz prefeito

Professores da rede estadual fazem carreata contra volta às aulas em 8 de setembro

Foram desenvolvidos três formulários de questões. Um destinado aos estudantes maiores de idade da EJA, outro aos pais e responsáveis com filhos na educação básica obrigatória e, por fim, às famílias de alunos dos berçários e maternais. Em um segundo momento, será feita pesquisa junto ao público atendido pelas entidades subvencionadas de educação infantil, que são supervisionadas pela Seduc, mas possuem regras próprias.

“A participação das famílias é extremamente importante para que toda a análise seja realizada, levando em consideração aqueles que são atendidos em nossas unidades. Estamos vivenciando um momento com muitos desafios e contamos com a colaboração de todos”, destacou a secretária de educação, Cristina Barletta. A previsão, segundo ela, é de que o retorno seja em setembro, no entanto, a Seduc segue as orientações da Secretaria de Saúde e não iniciará as atividades presenciais sem o aval oficial. “Neste momento, estamos nos preparando para retornar seguindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes”.

PLANEJAMENTO DE RETORNO
Para a discussão do assunto, foram criados dois grupos: a  Comissão Escolar (Portaria 39/2020 – Seduc), formada para gerenciar as ações e estratégias realizadas nas unidades durante a pandemia, com representantes das equipes gestoras das escolas, supervisores, professores e técnicos da Seduc, e o Comitê Intersetorial (Portaria 87/2020 – GPM), composto por membros das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Gestão, Conselho Municipal de Educação e Escolas Particulares. 

Estão sendo analisados diversos aspectos como a porcentagem de alunos que serão atendidos diariamente, estratégias para entrada e saída dos estudantes e refeições, horários das aulas, sinalização necessária nos espaços, entre outros quesitos que garantam a segurança de todos. Haverá medição de temperatura, tapete sanitário, distribuição de máscaras de pano para os alunos e equipes das escolas (funcionários e professores), mural de informações e outras medidas.