Paulo Alexandre pede cautela: 'A pandemia não acabou'

Prefeitos de Santos e Itanhaém se mostraram satisfeitos com o reconhecimento das autoridades estaduais, mas pregam calma

11 JUL 2020 • POR • 08h11
Integrantes do Governo do Estado elogiaram cidades da Baixada Santista no combate ao novo coronavírus nos últimos meses. - Divulgação/Governador do Estado de São Paulo

Apesar de ter celebrado a evolução da Baixada Santista dentro do Plano SP e de ter acompanhado de perto a 89ª coletiva de imprensa concedida pelo Governo do Estado para divulgar detalhes sobre a atualização de dados referentes à pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), pediu calma e cautela à população e afirmou que o fato do município ter entrado na Zona Amarela junto com seus outros oito vizinhos, não significa que essa é a hora para relaxar.

A reclassificação da Baixada Santista para a Zona Amarela permite que os shoppings centers, escritórios e outros estabelecimentos comerciais permaneçam abertos por mais tempo do que na Fase Laranja, mas também concede permissão para que salões de beleza e academias sejam reabertas, mesmo que de forma limitada.

Leia Também

Baixada Santista é reclassificada para a Zona Amarela e poderá reabrir mais comércios

Nesta sexta-feira (10), o próprio prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), realizou uma reunião com a categoria antecipando a reabertura das atividades contando com normas rígidas que englobam desde o atendimento de funcionários até limpeza dos aparelhos de ginástica. Já Paulo Alexandre afirmou que o momento é de cautela.

"Desde o início, tomamos medidas rigorosas, nos empenhamos para preparar a rede pública de saúde e fomos pioneiros, no Estado, com a pesquisa epidemiológica. Mas é importante ressaltar que a pandemia não acabou. Seguir com prudência e responsabilidade é obrigação de todos para nos mantermos na fase amarela e avançarmos", afirmou o prefeito.

Além de Paulo Alexandre Barbosa, o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB), de Itanhaém, também esteve na Capital para acompanhar o anúncio e ficou satisfeito com o anúncio.

"Recebemos o anúncio pelo governador de que a Baixada Santista está enquadrada na Fase Amarela. É um avanço importante para as atividades comerciais, aumentando o horário e a capacidade de atendimento das atividades comerciais já autorizadas. Ao mesmo tempo, autorizando a reabertura de outras atividades ainda não previstas como bares e restaurantes, mas também as academias de ginástica, salões de beleza, barbearias, enfim, já estamos correndo com nosso decreto e explicaremos, em breve, quais as novas regras para que as pessoas possam se organizar e começar a retomar suas atividades normais, do dia a dia", afirmou.

"Importante dizer que estou bastante feliz porque é um reconhecimento importante com relação a todas as medidas que adotamos na nossa cidade", diz Marco Aurélio.