X

Política

Governo Lula descarta revogaço imediato dos sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro

A retirada será gradual e analisada caso a caso, para que não se incorra em erros

FolhaPress

Publicado em 24/12/2022 às 16:30

Atualizado em 24/12/2022 às 16:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lula chegou a falar em revogaço dos sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro durante campanha / Reprodução/youtube

Promessa de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a suspensão dos sigilos de 100 anos impostos pelo governo Jair Bolsonaro (PL) não será imediata. A retirada será gradual e analisada caso a caso, para que não se incorra em erros.

Esta é a indicação dada pelo futuro ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Vinícius Carvalho, em conversas com interlocutores nos últimos dias.

Segundo Carvalho tem argumentado, a revogação em bloco contradiz o princípio da própria lei, que é o interesse público. Ele tem evitado se comprometer com um prazo.

Carvalho deve se reunir com a equipe do grupo setorial da transição que analisou os dados já na semana que vem, para avaliar a sugestão dos técnicos. Há uma preocupação em não desrespeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que preserva informações pessoais.

Em uma primeira análise, segundo relatos, Carvalho tem dito que Bolsonaro usou a LGPD como biombo para não expor informações de interesse público.

Durante a campanha nas eleições de 2022, Lula chegou a falar em revogaço dos sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro.

O presidente proibiu o acesso, por exemplo, ao seu cartão de vacinação, além de ter mantido em sigilo o processo disciplinar no Exército contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e até o cachê pago pela Caixa Econômica Federal ao cantor Gustavo Lima pela Mega da Virada em 2021.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Mulheres protestam contra criminalização do aborto neste domingo, em Santos

Grupos feministas da Baixada Santista se reúnem em ato 'Criança Não É Mãe' na Praça das Bandeiras, a partir das 14h

Cotidiano

Fim do outono no Litoral tem muitas praias limpas e calor de verão

Dá para aproveitar o fim de semana para aproveitar os último dias 'atípicos' antes da chegada do inverno

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter